Você está aqui

Crianças e jovens atendidos participam de oficina sobre saúde bucal

Os atendidos foram orientados sobre a quantidade de pasta de dente que se deve usar, o fio dental e a movimentação da escova conforme a faixa etária.

Belo Horizonte/MG — O cuidado com os dentes é fundamental para que o indivíduo tenha uma qualidade de vida saudável. A negligência e a falta de tratamento podem prejudicar a mastigação, tornando difícil ingerir e engolir os alimentos; atrapalhar a fala, uma vez que interfere na posição da língua; e comprometer a estética, afetando a autoestima.

Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para fazer uma oficina com as crianças e adolescentes sobre a saúde bucal.

Em um primeiro momento, foi apresentado aos atendidos a importância da escovação e expondo, por exemplo, que ela deve ser feita sempre depois de se alimentar e que o horário que temos a maior propensão de desenvolver uma cárie é a noite, por isso, nada de dormir sem escovar os dentes antes. Em seguida, as dentistas desenvolveram um jogo da memória com figurinhas cujas mensagens eram significativas, como ‘escovação bem-feita é igual a um resultado perfeito’.

Larissa Emerick

As dentistas, que participam da comissão do CRO Jovem, conversaram com as crianças sobre a importância da escovação.

Posteriormente, as crianças e os adolescentes se dirigiram até o escovódromo e foram orientados sobre a quantidade de pasta de dente, o fio dental e a movimentação da escova conforme a idade de cada um. Para finalizar, fizeram a escovação orientada com kits fornecidos pelo CRO-MG e receberam uma avaliação geral da necessidade de tratamento odontológico, a fim de que sejam encaminhados para o centro de saúde.

Larissa Emerick

Os atendidos tiveram a oportunidade de participar de uma escovação orientada, onde as dentistas instruíam e tiravam as dúvidas.

Olívia Francescato, que participa da comissão do CRO Jovem, destacou a importância desse aprendizado para essa faixa etária: “Queremos que as crianças tenham cada vez mais essa ideia da importância de ter uma boa escovação, da prevenção de cáries e doenças. Hoje em dia, [uma grande parte] da população idosa faz o uso de prótese oral, ou seja, perdeu os dentes. E a gente tenta, com a promoção de saúde, evitar que chegue nesse ponto. Cada vez mais a expectativa de vida aumenta, então, quanto mais cedo conseguirmos inserir esses hábitos nas crianças, melhor será”, disse.

Na ocasião, os atendidos fizeram questão de compartilhar o que aprenderam. Veja só o que o Samuel Teixeira dos Santos, de apenas 6 anos, pontuou: “Tem que escovar os dentes em cima e embaixo, porque tem bactérias que, se não escovar, ficam nos dentes”.

Larissa Emerick

Utilizando um macromodelo e uma escova, as dentistas demonstraram como deve ser a escovação. Os atendidos, empolgados, participaram do passo a passo, conversaram e tiraram suas dúvidas.

Viviane Rodrigues dos Santos, de 12 anos, ressaltou que algumas frutas ajudam na limpeza bucal: “É bom comer frutas detergentes, como a banana, a maçã e a pera. Eu aprendi a escovar meus dentes para não ter cáries”.

Kaique Nathan Lopes Pinto, de 11 anos, enfatizou: “Aprendi que quando a gente for usar o fio dental, precisamos abraçar o dente e depois enrolar com o dedo onde coloca a aliança, e [não pode limpar dois dentes com a mesma parte do fio dental]. Também aprendi que alguns alimentos não são bons no cotidiano, somente nos finais de semana, como os doces que prejudicam bastante os dentes”, destacou.

Larissa Emerick

Ao final da oficina, as crianças e os adolescentes ganharam um kit dentário. =D

Visite e conheça todas as ações desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade em Belo Horizonte/MG. O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.691 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.