Você está aqui

Crianças e adolescentes da LBV visitam Feira Agropecuária de Maringá

Os atendidos conheceram as tecnologias que são utilizadas no campo para diminuir o uso de agrotóxicos.

Maringá, PR — Meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), por intermédio do programa Criança: Futuro no Presente!, visitaram, na última semana, a 43ª Feira Agropecuária de Maringá, a Expoingá. O evento celebra os 68 anos de emancipação política do município.

Vilma Araújo
Na ocasião, os pequenos aprenderam sobre o processo de plantio e conheceram as maquinárias utilizadas no campo.


Durante a visita, as crianças conheceram as tecnologias que são utilizadas no campo para diminuir o uso de agrotóxicos e não comprometer a produtividade da lavoura. No espaço Fazendinha da Emater, um dos mais visitados do evento, os pequenos aprenderam como se dá o uso da água na agricultura e por que ela é tão importante na produção de alimentos.

Invista em oportunidades; AJUDE A LBV!

As crianças e os adolescentes puderam entender a técnica do plantio direto, como funcionam os sistemas de captação de energia solar e da água da chuva, o controle biológico de pragas nas lavouras e o processo de produção da uva.

Uma mãozinha para a natureza!

E não pense que o aprendizado parou por aí! Na trilha ecológica, os atendidos tiveram uma aula de como preservar o meio ambiente. “A visita é importante, eles têm a oportunidade de ver de perto os animais, as plantas e outras coisas que eles não têm acesso diariamente” afirma a educadora social da LBV, Andréia Siqueira Gonçalves.

Enquanto percorriam a área verde da Feira, as crianças tiveram contato com a fauna do local e aprenderam, por exemplo, sobre o ciclo de vida do bicho-da-seda e a alimentação das lagartas. A atendida pela LBV Isabelly, de 8 anos, nunca imaginou que o tecido é feito por uma larva e acompanhou, com atenção, todo o processo. “Achei muito legal, foi bonito ver esse bichinho se transformando”, disse.

Vilma Araújo
Na caminhada, os atendidos aprenderam sobre o ciclo de vida do bicho-da-seda e descobriram a alimentação das lagartas.

Por saber da importância de valorizar o tema e da urgente necessidade de mudança de comportamento, a Legião da Boa Vontade atua, desde os seus primórdios, promovendo ações socioambientais para crianças, jovens, adultos e idosos. O passeio socioambiental contou com o apoio da Sociedade Rural de Maringá, Emater, Morenos Parque e a Empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção.

Aprender também é brincar

Além de conhecer as novidades do meio rural, as crianças viajaram ao passado e conheceram o Museu do Café. O local guarda peças e equipamentos utilizados por agricultores em décadas passadas.

Vilma Araújo
no parque de diversão da Expoingá.

“É preciso familiarizar a criança com a prática da ciência, biologia, destacando o prazer e a utilidade da descoberta, relacionando os conceitos científicos à vida cotidiana, formando cidadãos capazes de responder às necessidades do mundo atual e que se valorizem na construção do conhecimento”, destacou a educadora social Patrícia Pereira de Araújo.

Depois do passeio educativo, as crianças foram convidadas a conhecer o parque de diversões montado no local. A alegria dava uma mostra da empolgação dos atendidos. “Eu me diverti muito”, resumiu o pequeno Daniel, de 10 anos.

Em Maringá, PR, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Peroibe, 338 – Parque das Grevíleas III. Para outras informações, ligue: (44) 3263-2316.

VEJA TAMBÉM:
Que tal usar a criatividade para ajudar o meio ambiente?
Cores primárias: como ensinar esse conteúdo utilizando exemplos na Natureza