Crianças e adolescentes da LBV aprendem a despertar talentos por meio da música
Na ocasião, o baterista da banda Pato Fu, Glauco Mendes, realizou com os atendidos uma oficina de musicalização.
O trabalho com a música, além de relaxar e ser divertido, pode ser de grande utilidade no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. Ele desenvolve aspectos físicos, psicológicos, emocionais e espirituais, desperta valores éticos e causa uma sensação de bem-estar.
Por saber disso, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital mineira, oportuniza aos atendidos diversas atividades com foco na música.
Eles têm a possibilidade de participar da Oficina de Percussão, por exemplo, que proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração, da memória e contribui para o exercício da autonomia e liberdade dos atendidos que podem escolher os instrumentos que mais se identificam para tocar. Aprendem também a respeitar as limitações do outro e realizam uma troca de conhecimento, de forma que todos se completem produzindo um som incrível.

Belo Horizonte, MG — Os atendidos pela LBV participam da Oficina de Percussão e, com o sorriso estampado no rosto, tocam os instrumentos musicais que gostam.
O educador social Luan Alves comentou um pouco sobre o trabalho dessa oficina: “A gente trabalha várias coisas, não somente o canto, mas também as propriedades do som, altura, timbre, intensidade, volume, duração. Eu sempre trago uma atividade, uma dinâmica, uma brincadeira para trabalhar esses conceitos”.
A atendida Bárbara Victória Fernandes Siqueira, de 13 anos, conta o que descobriu com esta oficina: “Eu aprendi a tocar surdo, que era uma coisa que eu não fazia e nem pensava em aprender. A música é muito importante, faz a gente se sentir bem. E a gente pode fazer outras pessoas se sentirem bem, fazer pessoas felizes”.
Com o intuito de trazer mais conhecimento para as crianças e adolescentes, a LBV recebeu a visita do educador musical, percussionista e baterista da banda Pato Fu, Glauco Mendes, que proporcionou uma oficina de musicalização. Ele abordou a teoria básica do ritmo falando sobre as frequências grave, médio e agudo, contagem de compassos, tempos, andamentos e realizou uma atividade prática com os atendidos que também tocaram os instrumentos, alguns deles produzidos na Instituição durante a oficina de reciclagem.

Belo Horizonte, MG — As crianças e adolescentes participam com todo o empenho da Oficina de Música.
Glauco destacou a importância deste aprendizado: “Independente da criança e do adolescente seguir [carreira], a música e especialmente o ritmo traz um pouco de organização, foco, concentração, bilateralidade e isso é importante no desenvolvimento do indivíduo. Eu acho que as atividades em grupo também são essenciais, [desenvolve] o respeito às diferenças e isso aí eles vão levar para a vida toda”.
O atendido Isaque Lucas Silva Moreira, de 12 anos, enfatiza o aprendizado e a importância da música em sua vida: “Eu aprendi que a música está presente em nosso dia a dia, tem gente que usa ela até para se consolar. Se você ouve a música, você pode se distrair e ocupar o seu tempo [em vez de gastar] com coisas erradas, tipo drogas”.

Belo Horizonte, MG — Com satisfação e alegria, as crianças e adolescentes atendidos pela LBV posam para a foto junto com o educador musical, percussionista e baterista da banda Pato Fu, Glauco Mendes, logo após a atividade realizada.
Visite e conheça todas as ações desenvolvidas pela Instituição em Belo Horizonte/MG. O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.691 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.