Você está aqui

Crianças dizem "não" ao desperdício e "sim" à economia da água

Juiz de Fora, MG — Por conta da escassez de água, que assola algumas regiões do Brasil, as expressões “consumo”, “economia”, “desperdício” e “conscientização” passaram a ser pronunciadas com frequência nas conversas do dia a dia. Afinal, esse é um assunto que interessa a todos os habitantes do Planeta Terra, não é?

E para pontuar as comemorações do Dia Mundial da Água, a Legião da Boa Vontade desenvolveu, entre os dias 19 e 23, com o apoio da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), uma série de atividades lúdicas sobre consumo consciente. Numa das ações, os profissionais da empresa explicaram aos atendidos o processo de tratamento da água, bem como o sistema hídrico de distribuição no município.

Aposte em consciência ambiental; AJUDE A LBV!

Danielle Medeiros
A auditora Ana Gusman apresenta para as crianças os principais agentes poluidores de água na cidade, reiterando a importância de se preservar os recursos naturais.

“O tema é sempre adaptado de acordo com o público-alvo. Desta vez, como falamos para uma plateia infantojuvenil, buscamos ser menos técnicos e primar pela interação”, ressaltou a auditora do Cesama Ana Maria Gusman.

A Legião da Boa Vontade realiza, há mais de seis décadas, um trabalho de conscientização em suas unidades de atendimento, para que crianças, adolescentes e adultos saibam que é dever de todos garantir que os recursos naturais não esgotem. E os nossos atendidos já sabem de cor o que fazer para que isso não aconteça. “Não devemos jogar lixo nos rios, nem deixar as torneiras abertas enquanto escovamos os dentes ou o chuveiro ligado por muito tempo. Isso são formas de dizer 'não' ao desperdício da água”, explica a atendida Mariana Bitencourt, de 10 anos.

+ "Uma visão além do intelecto": conheça a nossa linha educacional

Após a palestra, os pequenos foram presenteados com uma cartilha ilustrada para reforçar o conteúdo apresentado durante a conversa. “Foi um prazer estar aqui. As crianças foram receptivas, demonstraram interesse pelo assunto, responderam bem às dinâmicas fazendo muitas perguntas e cantando as músicas de conscientização que apresentamos. Parabéns pelo belo trabalho!”, completou Ana Maria.

Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 – Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32) 3216-1406.

VEJA TAMBÉM:
Em palestra, crianças da LBV debatem soluções para a crise da água
Crianças discutem crise hídrica e refletem sobre economia da água