Você está aqui

Crianças discutem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A LBV desenvolveu uma atividade lúdica para que os pequenos expressassem o que pensam sobre cada meta estipulada pela ONU para erradicar a pobreza e a fome.

Mariane Lebron
As crianças atendidas pela LBV utilizaram técnicas do renomado pintor Romero Brito para reproduzir, em tela, uma representação do 6º Objetivo, intitulado "Água potável e saneamento para todos".

Ribeirão Preto, SP — A Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu, recentemente, em Nova York, nos Estados Unidos, líderes mundiais para a realização da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável. No evento, foram anunciados 17 objetivos e 169 metas para acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

E como esse não é só um assunto para gente grande, a Legião da Boa Vontade (LBV) tratou de trabalhar o tema com as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!. Por meio da Oficina de Arte e Cultura, a Entidade desenvolveu uma atividade lúdica para que os pequenos pudessem expressar artisticamente o que pensam sobre cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Adriane Silveira
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definido recentemente pela ONU, foram representados por meio de arte em tela.

Antes disso, porém, as crianças discutiram cada objetivo para que suas criações artísticas tivessem embasamento. Houve ainda quem arriscasse aplicar técnicas do renomado pintor pernambucano Romero Britto no desenho.  Talento puro, hein? #PintandoUmMundoMelhor

LEIA TAMBÉM
Passeando pelo mundo colorido de Romero Britto


A atendida Aryane Heloiza, de 14 anos, escolheu trabalhar o segundo objetivo, Acabar com a fome. Sobre a sua arte, ela explicou que resolveu destacar o trabalho realizado pela Instituição: “A LBV ajuda a combater a fome, não somente material, mas nos oferece o pão espiritual, que significa sua filosofia de respeito e de amor ao próximo. Isso nós levaremos por toda a nossa vida”.

Ana Kaylane, de 11 anos, escolheu pintar o 14º objetivo, intitulado Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.  Engana-se quem pensa que criança não tem capacidade de opinar sobre o tema. “Aqui na LBV aprendemos que precisamos preservar o Meio Ambiente e zelar pelos oceanos, para que os seres viventes possam viver felizes. Não é porque os animais marinhos não fazem parte do nosso cotidiano que não são importantes para o equilíbrio da Natureza”, salientou.

“O objetivo foi medirmos a capacidade das crianças e dos adolescentes de dialogar sobre importantes assuntos e eles não decepcionaram. Todos expressaram ideias maravilhosas sobre o que já aprendem e vivenciam na LBV e que podem modificar do mundo, para melhor, porque são definições que modificam primeiramente as consciências”, disse a educadora Adriana Silveira, propositora da atividade.

Homenagem

A tela que representa o 4º objetivo, Educação de qualidade, foi encaminhada, por sugestão dos próprios artistas mirins, ao diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto. O gesto significa o reconhecimento de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas por intermédio das iniciativas solidárias da Entidade. =)

Mariane Lebron
A preservação do Meio Ambiente é um assunto trabalhado contantemente na LBV!

Vale ressaltar que todos poderão conferir o resultado desta atividade lúdica durante exposição na Galeria de Arte, do Templo da Boa Vontade (TBV), entre os dias 23 e 24 de outubro, durante as comemorações dos 26 anos da Pirâmide das Almas Benditas, a Pirâmide dos Espíritos Luminosos.

Em Ribeirão Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Rio de Janeiro, 383 – Campos Elíseos. Para outras informações, ligue: (16) 3610-0006.