Você está aqui

Crianças da LBV visitam exposição cultural indígena em Rio Preto

Elas participaram de uma roda de conversa, viram fotografias e conheceram mais sobre os povos indígenas.

São José do Rio Preto, SP — Segundo a história, muito antes da chegada dos europeus em solo brasileiro, o território já era habitado pelo povo indígena. Passados mais de 1.500 anos após a descoberta do Brasil, ainda é possível identificar, em nosso dia a dia, traços marcantes da rica cultura deixada pelos índios.

Luzia Ribeiro

O divertido bate-papo trouxe, à garotada atendida pela LBV, diferentes conhecimentos sobre a vida indígena.

Pensando na ampliação do conhecimento de meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! sobre o assunto, a Legião da Boa Vontade promoveu um passeio à exposição cultural nativa, organizada pelos idealizadores do projeto A Queda do Céu, apresentada no Serviço Social do Comércio (SESC).

A garotada foi recebida pela supervisora da mostra, Cristiane de Freitas, que explicou o objetivo da iniciativa: “Queremos provocar uma reflexão sobre a pluralidade cultural. Então, preparamos uma formatação lúdica, por meio de fotos, artesanatos, apresentações culturais e palestras, para facilitar o entendimento e proporcionar a discussão entre os grupos que nos visitam”. 

Luzia Ribeiro

Por meio de pequenos binóculos, os visitantes conheceram diversos fatos curiosos sobre a cultura indígena.

Para o atendido Nicolas, 8 anos, o passeio foi novidade. “Achei muito bonita a exposição A Queda do Céu. Aprendemos um pouco mais sobre a filosofia indígena e os hábitos como, por exemplo, a preservação da natureza”, disse.

Tuane Cristina dos Reis, assistente social da LBV, reforçou a importância de disponibilizar, aos pequenos, diversas maneiras de aprender. “Hoje eles tiveram a oportunidade de entender a história da população nativa, levando em consideração o contexto histórico-cultural. Observaram também algumas mudanças no modo de vida dos indígenas, através de imagens, quadros, vídeos e objetos que retrataram esses momentos, e que influenciam diretamente nossas tradições”, comentou.

Luzia Ribeiro

A exposição contemplou fotos, artefatos indígenas e palestras sobre a cultura dos índios.

Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dom Pedro I, 2.776 — Jardim Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.