Você está aqui

Crianças da LBV realizam oficina de literatura infantil em Nova Friburgo

A atividade despertou o gosto pela leitura e incentivou a criatividade da criançada.

Nova Friburgo, RJ — O gosto e o interesse pela leitura devem ser incentivados desde a infância, pois além de divertir, a leitura ensina, ajuda a interpretar melhor, aguça a imaginação, o que é de fundamental importância para a formação do desenvolvimento intelectual da criança.

Éllida Mariane

As crianças fizeram desenhos, pinturas, origamis e colagens dos personagens, recontando histórias já conhecidas.

Acreditando que a leitura deve ser fonte de aprendizado e de estímulo da criatividade, a Legião da Boa Vontade, desenvolveu, no mês de agosto, dentro da oficina de Arte e Cultura, a atividade “Literatura Infantil de Monteiro Lobato”, para os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente!. O tema escolhido foi a obra Sítio do Pica Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato.

Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura, promover a aprendizagem por meio da literatura infantil, despertar e reconhecer Monteiro Lobato como um dos grandes escritores desse segmento, além de estimular a imaginação e a criatividade da garotada, a educadora social Tatiane Andrade Moreira Novaes desenvolveu diversas atividades atrativas e educativas.

Éllida Mariane

As crianças fizeram apresentação de desenhos dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Primeiro fizemos pesquisas sobre o autor e um passeio pela sua vasta obra, mas nos focamos no Sítio do Pica Pau Amarelo e os personagens inusitados e suas características. Depois, as crianças fizeram desenhos, pinturas, origamis e colagens dos personagens, recontando histórias já conhecidas, e improvisando também. Além disso, confeccionamos um jogo da memória com todos os personagens. Foi muito produtivo e as crianças adoraram. Conseguimos alcançar nossos objetivos”, destacou a educadora.

Éllida Mariane

O gosto e o interesse pela leitura adquirem-se na infância.

No encerramento do projeto, as crianças fizeram uma apresentação de desenhos dos personagens do sítio, associada às músicas, dança, teatro, fazendo um entrelaçamento do tema.    

Nicole, de 10 anos, adorou a atividade: “Gostei muito da oficina, de fazer os personagens, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, de ler as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo. Foi muito bom!”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, região serrana do RJ, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.