Você está aqui

Crianças da LBV participam de teatro interativo do Galpão Cine Horto

Os participantes do programa Criança: Futuro no Presente!, na capital mineira, puderam aprender mais sobre a história da cidade e os primórdios do cinema.

Viviane de Oliveira
A peça teatral desenvolvida pelo Grupo Galpão permite que a plateia participe ativamente das ações no palco, criando mais intimidade com a produção teatral.

Belo Horizonte, MG — Imagine dezenas de crianças em uma sala de cinema, com os olhos vidrados na tela, se divertindo com os atores e aprendendo muitas histórias. Foi esse clima que permeou, na última quinta-feira, 17, a participação da garotada atendida pela Legião da Boa Vontade (LBV), na capital mineira, no projeto "Conexão Cinema", realizado pelo Grupo Galpão CIne Horto.

Graças à ação socioacultural, os participantes do programa Criança: Futuro no Presente! puderam assistir à peça teatral intitulada “Uma e tantas histórias”. Na oportunidade, os pequenos tiveram a chance de interagir com os atores e aprender mais sobre a história de Belo Horizonte e os primórdios do cinema.

AJUDE A LBV a construir um futuro melhor!

A peça, que combina atuação e apresentação de curtas-metragens, despertou nas crianças a imaginação ao transportá-las para tempos distantes, exibindo um dos primeiros filmes da história do cinema, produzido pelos irmãos Lumière: “A chegada do trem na estação”. No quesito efeitos especiais, os espectadores mirins conheceram o inovador trabalho de Georges Méliès, com o filme “Viagem à Lua”. Além disso, boas risadas ecoaram no teatro durante a apresentação de uma película de Charles Chaplin.

“Foi bem informativo e eu aprendi várias coisas, por exemplo, que a cidade de Belo Horizonte era muito verde, tinha um cinema só, os filmes eram em preto e branco, o som não saia da tela e sim de uma banda. Ah, e os atores são bem legais”, comentou, entusiasmado, João Victor, de 11 anos. Sobre a oportunidade de assistir de forma gratuita a uma apresentação teatral, o garoto afirmou: “Eu achei muito bom porque tem muita gente que não pode ir e aí tem o apoio da LBV, que pode levar eles pra esses lugares [teatro e cinema]”.

Viviane de Oliveira
O ator Fabiano Lana (caracterizado) posa para foto com as crianças atendidas pelo Programa Criança Futuro no Presente!, da LBV.

Entre a turma, foi consenso o quanto a atividade foi dinâmica. A atendida Yasmim Graciele, de 11 anos, acrescentou: “Gostei demais, os atores são bastante divertidos! Aprendi muitas coisas sobre como era a cidade de Belo Horizonte e vi como ela mudou bastante, até o Parque Municipal... Era tudo diferente!”.

O projeto "Conexão Cinema", realizado desde o ano de 2002, tem caráter educativo, unindo lazer e informação. Sobre ele, o ator Fabiano Lana, que há 5 anos compõe a equipe do grupo Galpão Cine Horto, destaca: “É de extrema importância para a continuidade do teatro, é o início da formação de público infantil. Queremos que essa primeira experiência da criança seja muito legal, que ela sinta vontade de vir novamente e posteriormente será um público assíduo no teatro. O mais legal é ter crianças de todos os tipos, todas as formas e sempre se divertindo com a gente. Agradeço a vocês pela presença e voltem mais vezes”.

A atriz Dayane Lacerda começou a fazer teatro aos 12 anos e está no Galpão Cine Horto há 10 anos. Hoje faz mestrado na área e define o teatro em duas palavras: “Responsabilidade e Amor”. E diz mais:  “É importante pelo contato com outras pessoas, com a cultura, com a arte e, principalmente, por fazer olhar muito pra si mesmo. Temos contato com crianças de 4 a 12 anos de idade, classes bem variadas e para alguns é a primeira vez, então pra eles é mágico, é novidade. A gente influencia no processo de formação dessas crianças ao propiciar outras possibilidades, outras experiências”.

Visite a Página da LBV no Facebook; curta essa ideia! :)

“Foi muito rico o instrutivo. O Cine Horto deu dicas de como trabalhar com a criança e o teatro”, conclui a educadora social da LBV Vanusa de Araújo. A experiência, segundo a pedagoga, é benéfica para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, formando cidadãos. "O teatro pode proporcionar a eles essa liberdade de criar, de reinventar, mas também de sentir e de lidar com os próprios sentimentos. Aqui, na LBV, posso construir um trabalho dentro da nossa dimensão ecumênica. É significativo trabalhar em uma Instituição que nos dá essa oportunidade de buscar conhecimento”, disse.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

LEIA TAMBÉM:
Peça teatral reitera mudança de postura para evitar acidentes de trânsito
Xô, preconceito! Peça teatral demonstra importância de respeitar as diferenças