Você está aqui

Crianças da LBV participam de projeto socioambiental em Nova Friburgo

As bombinhas de sementes de plantas e flores nativas serão arremessadas do alto do Teleférico da cidade.

Nova Friburgo, RJ — Na última quinta-feira, dia 1º de junho, a LBV recebeu em seu Centro Comunitário de Assistência Social de Nova Friburgo, região serrana do RJ, a visita do casal de empresários de moda e ambientalistas Alex Santos e Adriana, proprietários da EcoModas, que confecciona roupa responsável desde a embalagem até o produto final.

O casal desenvolveu junto com as crianças atendidas pela Instituição o projeto “Bomba de Semente”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado em 5 de junho). “O projeto consiste na produção de pequenas ‘bolas’ misturando argilas, composto orgânico e sementes de árvores nativas da Mata Atlântica. Trouxemos essa atividade para algumas escolas fomentando a conscientização ambiental das crianças. Agora vamos arremessar essas bombinhas de sementes, cerca de 1.500, com a participação da LBV, aproximadamente 200 mudas, no próximo sábado, dia 3 de junho, das cadeiras do teleférico. O objetivo é conscientizar as pessoas e cuidar mais do nosso verde”, destacou o empresário e biólogo.

Éllida Mariane

O engajamento das crianças foi empolgante, elas colocaram literalmente a mão na massa durante o projeto.

Adrian, de 9 anos, integrante do programa Criança: Futuro no Presente!, fala do que mais gostou do projeto: “gostei muito de fazer a bombinha de semente de flores aqui na LBV e que vamos jogar lá de cima do Teleférico".

Já Nicole, de 10 anos, não vê a hora de ir ao Teleférico para concluir o projeto: “adorei a atividade, fizemos as bombinhas de sementes, a importância de preservar as matas e estamos ansiosos pra ir ao teleférico jogar lá de cima as sementes que vão florescer depois”.

Éllida Mariane

A LBV recebeu a visita dos empresários de moda e ambientalistas Alex Santos e a esposa Adriana. O casal desenvolveu junto com as crianças atendidas pela Instituição, o projeto “Bomba de Semente”.

Sobre a participação das crianças no preparo das bombas de sementes, Adriana pontuou: “foi tremendo o engajamento das crianças, como elas participam de tudo, colocaram a mão na massa mesmo. Fiquei muito impressionada com tudo, a arrumação do espaço, a educação das crianças, toda a LBV está de parabéns! O projeto foi muito legal aqui, o desenvolvimento, as crianças entenderam a preocupação com o meio ambiente, cuidar, preservar, plantar. Agradecemos a oportunidade de estar aqui, participando e ajudando essas crianças a terem uma consciência sobre o meio ambiente, um mundo melhor”.

O projeto será finalizado no próximo sábado, dia 3 de junho, das 8 às 12 horas, quando algumas crianças arremessarão as bombinhas de sementes de plantas e flores nativas do alto do Teleférico da cidade sobre a Mata Atlântica, que foi muito devastada durante as enchentes e deslizamentos que ocorreram em 2011.

Éllida Mariane

As crianças participaram ativamente do projeto Bomba de Sementes, que nasceu com o propósito de restaurar áreas ambientais de difícil acesso.

O biólogo e empresário Alex Santos também descreveu como funciona sua empresa socialmente responsável: “temos uma confecção de roupas sustentáveis, aqui em Nova Friburgo, onde desenvolvemos diversas atividades em prol da sustentabilidade. Uma delas é o reaproveitamento de cones, de linhas que são descartadas pelas confecções aqui do Polo para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica, e doamos para preservar nascentes e matas ciliares. Também temos o espaço Viver Educandário, que funciona com o propósito de que o município leve seus alunos para desenvolver atividades educacionais”.

Olívia Oliveira

A responsável da LBV na cidade, Éllida Mariane (ao centro, com os empresários e ambientalistas Alex Santos e a esposa Adriana, proprietários da EcoModas.

Legião da Boa Vontade, desde a sua fundação, baseia-se na Missão de “Promover Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário”. Por isso, inclui a temática da preservação do Meio Ambiente em suas atividades diárias nos programas socioassistenciais que desenvolve com os meninos e meninas do programa Criança: Futuro no Presente!.

Éllida Mariane

As crianças atendidas pela LBV no Teleférico Municipal de Nova Friburgo.

Em Nova Friburgo, região serrana do RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 - Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.