Você está aqui

Crianças da LBV participam de ações de conscientização na Semana Mundial do Meio Ambiente

A ação resultou em aprendizagem e consciência ecológica sobre a importância de preservar a natureza.

Despertar uma consciência ecológica nas crianças é fundamental para que disponhamos um futuro melhor e mais sustentável. Embora todos estejam cientes da importância do meio ambiente, ainda é muito comum encontrar comportamentos agressivos à natureza, como a poluição, o descarte incorreto de lixo, o desmatamento e entre outros. Daí a relevância de conscientizar os pequenos sobre a magnitude que o ecossistema representa para a vida humana.

Pensando nisso e em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Legião da Boa Vontade (LBV), que sempre procura incentivar nos seus atendidos o respeito e a preservação da natureza, realizou atividades sustentáveis com as crianças assistidas pela Instituição em Teresina/PI.

A ação proporcionou aprendizagem e conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. A programação contou com a realização de uma oficina no Parque Encontro dos Rios e no Parque Lagoas do Norte, lá os atendidos participaram da soltura de 36 cágados-de-barbicha resgatados na região.

Os animais foram recolhidos pelo Instituto Cabar, que trata os espécimes feridos, normalmente vítimas de atropelamento, e após recuperados, os devolvem para a natureza.

Jeferson Ailton

Os atendidos participaram da soltura de 36 cágados-de-barbicha resgatados na região.

“Através do Projeto Cabar, esses animais são resgatados no período chuvoso, geralmente vítimas de atropelamentos pelos veículos que trafegam na região. Eles são colocados em um centro de triagem e, após ficarem aptos para voltar ao meio ambiente, são soltos aqui no Parque Lagoas do Norte”, contou Zelinda de Oliveira, bióloga do Programa Lagoas do Norte (PNL).

A Presidente do Instituto Cabar, Jaqueline Lustosa, lamenta que “infelizmente muitos motoristas não freiam ao ver qualquer tipo de animal, por isso, o número de animais vem diminuindo a cada ano, e agora estão em zona de alerta para entrar em extinção”.

O núcleo de educação ambiental do programa desenvolve diversas ações mensais de conscientização nas escolas e com a comunidade. Esta, realizada com as crianças LBV, ocorreu simultaneamente com a blitz ambiental, exercida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Edson Santos

Atividade realizada com os atendidos durante a oficina sustentável.

Após todo o aprendizado e a soltura dos animais, a atendida Laysa Maria dos Santos Sousa, de 12 anos, que adorou participar das atividades, ressaltou: “Foram momentos de conscientização, de pensar em todos os nossos atos com o meio ambiente.  Os animais são seres indefesos, eles precisam da nossa proteção.  Eu admiro muito, porque Deus criou os seres vivos, cada um do seu jeito.  E nós precisamos respeitar”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, fica localizado na Rua Anísio de Abreu, 2470 – Marquês de Paranaguá. Telefone para mais informações: (86) 3213-3099.