Você está aqui

Crianças da LBV levam alegria a lar de idosos em São José dos Campos

Elas visitaram a Casa do Idoso Sul e tiveram um dia especial com as vovós e os vovôs

São José dos Campos, SP — Crianças e adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) visitaram, nessa terça-feira, 27, a Casa do Idoso Sul para apresentar, em forma de canto e violão, diversas mensagens de Paz e exaltação à Vida.

É importante destacar que o local realiza o programa Centro Dia, cujo atendimento é voltado para a pessoa idosa em condição semi-dependente e com maior grau de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza e da fragilização de vínculos afetivos.

Adrian Dragassakis

Conduzido pelo educador musical Cleiton Paulino, o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade cantou diversas músicas que exaltavam o valor da vida.

Visando promover o contato intergeracional, a garotada que integra o programa Criança: Futuro no Presente!, da LBV, foi convidada para participar de diversas atividades culturais junto às vovós e aos vovôs do lar. Em um momento bem alegre e descontraído, todos puderam dançar e cantar muito, conforme relato da sra. Oranides Automare, de 74 anos. “O trabalho dos educadores junto às crianças é muito bonito. Cheguei aqui me sentindo muito mal. Agora, estou até dançando!", disse.

Na oportunidade, as crianças receberam uma lembrancinha especial, confeccionada pelos idosos nas oficinas de artesanato. A senhora Ivette Peres, de 78 anos, se emocionou com essa troca de carinho. "Fiquei muito contente com a visita. É muito bonito de ver!", comentou.

Para o atendido João, 13, essa aproximação com a pessoa idosa é muita válida. "Nós devemos respeitar os mais velhos, pois eles têm sabedoria, conhecem aquilo que é certo, porque têm bastante experiência de vida", contou.

Adrian Dragassakis

Sofia, 12, também atendida pela LBV, expressou sua alegria com o passeio. "Temos muito o que aprender com os idosos. Foi muito bom ter feito essa visita, vê-los dançando e fazendo as atividades", ressaltou.

A assistente social da Casa do Idoso Sul, Andrea Reis de Paula, falou da importância da visita das crianças atendidas pela LBV. "É muito importante essa visita das crianças, pois esses momentos proporcionam interação, integração e socialização. É essencial que os idosos tenham essa convivência com as crianças e vice-versa, pois assim vamos exercendo nossa cidadania e respeito uns para com os outros. Esses momentos devem acontecer mais vezes, pois nos fortalecem como ser humano", finalizou.

Ao final da visita, os educadores sociais da LBV, Cleiton Paulino e Paula Peres, falaram um pouco sobre alguns projetos socioeducacionais desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade. Em seguida, todo o público atendido pela Casa do Idoso Sul foi cordialmente convidado para também conhecerem a unidade de atendimento da Instituição.

Em São José dos Campos/SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Manuel Vieira, 4219 - Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.

__________________

Autor: Adrian Dragassakis