Você está aqui

Crianças da LBV conhecem Estação de Tratamento e aprendem sobre consumo consciente

Em visita ao Departamento de Água e Esgotos de Porto Alegre, os pequenos conheceram os caminhos que a água percorre até chegar em nossas casas.

Porto Alegre, RS — A água é um recurso indispensável para qualquer ser vivo e isso já é motivo suficiente para que repensemos nossas atitudes e passemos a preservá-la. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) aproveitou o Dia Mundial da Água, celebrado nessa terça-feira, 22, para intensificar o seu trabalho ambiental junto às gurias e aos guris que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, na capital gaúcha.

Em visita ao Departamento Municipal de Água e Esgotos, os pequenos conheceram os caminhos que o líquido percorre até chegar em nossas torneiras e em nossos chuveiros, por exemplo. A visita, guiada pelo educador ambiental Anderson Kubiaki, mostrou aos pequenos, com riqueza de detalhes, todos os processos realizados numa estação de tratamento para que a água chegue à população com qualidade para uso.

Liliane Cardoso
Na visista ao Departamento Municipal de Água e Esgotos do município, os guris da LBV aprenderam todas as etapas de tratamento deste recurso, tão importante para os seres vivos.

Enquanto as crianças percorriam todos os ambientes do departamento, o educador ambiental pontuava a necessidade de mudança de atitude, visando, sobretudo, o consumo consciente deste recurso natural. “O passeio foi muito legal, fizeram perguntas pertinentes ao assunto e isso é muito importante. Elas aprenderam que não é tão simples, só ligar a torneira e não saber como água chega até nossa casa”, conta.

A Legião da Boa Vontade atua, desde os seus primórdios, promovendo ações socioambientais como essa. Em seus Centros Comunitários, Escolas e Lares para idosos, a Entidade realiza, ao longo do ano, palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. Reciclagem, separação correta do lixo, não desperdiçar água e cultivar a planta são temas sempre presentes nas atividades com os atendidos.

Liliane Cardoso
O educador ambiental Anderson Kubiaki guiou a visita, explicando para os atendidos cada etapa do tratamento da água.

“Foi um passeio educativo, muito bom, que trouxe para as crianças toda a história de como é o tratamento da água, para que elas também tenham o cuidado com o meio ambiente”, explica a assistente social da LBV, Adriana de Lima Brasilino.

A gurizada aprendeu, no passeio, que esse não é só um assunto de gente grande. Se cada cidadão — independentemente de sua idade — fizer a sua parte, podemos garantir às futuras gerações um mundo muuuuito melhor! “A visita foi muito boa, eu fiz várias perguntas para entender, o ano passado eu estudei na escola sobre o tratamento da agua, e com a visita eu tive a parte pratica que aprendi muito mais. Sem agua a gente não tem como viver, ela é à base de tudo do que a gente faz”, disse Kaylane, de 12 anos.

Em Porto Alegre, RS, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. São Paulo, 722 – São Geraldo. Para outras informações, ligue: (51) 3325-7000.

Leia também:

No Dia Mundial da Água, LBV reforça importância de consumo consciente
Em Ipatinga, LBV celebra Dia Mundial da Água com atividades lúdicas e passeata