Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV visitam Parque Linear do Rio Capivari

Os pequenos puderam contemplar a biodiversidade da reserva ambiental e viram o quanto é importante preservar os recursos naturais.

Eduardo Siqueira
A LBV intensificou o seu trabalho de educação ambiental e levou as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! para um passeio ao Parque Linear do Capivari.

Campinas, SP — Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV), visitaram nessa segunda-feira, 24, o Parque Linear Capivari, área de preservação permanente (APP) na região distrital campineira.

AJUDE A LBV a fazer do Brasil um País melhor!

Acompanhados pelo instrutor Marcio Ferreira, os atendidos puderam contemplar a biodiversidade da reserva ambiental, composta por diversas espécies de árvores, dentre elas o Jequitibá, os Ipês Amarelo e Rosa, o Guapuruvu e o Pau Viola, além de aves e outros animais existentes na região.

Eduardo Siqueira
No decorrer do passeio, o instrutor Marcio Ferreira explicou aos pequenos a importância da preservar a Natureza.

A aula de Educação Ambiental reservou aos pequenos diversos momentos de aprendizado. Eles descobriram, por exemplo, que a palavra Capivari tem origem tupi e pode ser traduzida com “rio das capivaras”. Você sabia disso? Além disso, aprenderam que o rio é um afluente norte do Tietê e tem sua nascente no município de Jundiaí, passando pelas cidades de Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.

Oficina de reciclagem pontua necessidade de cuidar do Meio Ambiente

No entanto, o momento mais aguardado pelas crianças e pelos adolescentes se deu no fim do passeio. Com o auxílio das educadoras sociais da Instituição e de profissionais da reserva ecológica, os pequenos plantaram mudas da árvore angico e deram uma mãozinha para o Meio Ambiente! “A Natureza é muito importante para todos nós. Por isso, estamos plantando mudas de árvores. Quero agradecer a LBV por nos ensinar a importância de preservar o Meio Ambiente”, disse o atendido Matheus, de 8 anos.

“Este convite partiu da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para que as crianças conhecessem os patrimônios naturais da cidade. Ficamos felizes em receber os pequenos aqui para esse passeio tão importante”, pontuou o instrutor Marcio Ferreira.

Plantando consciência ambiental

Na Legião da Boa Vontade, todas as ações propiciam uma formação cidadã e são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Essa proposta é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela LBV e promove uma formação integral do Ser Humano, formando "Cérebro e Coração", como preconiza o educador Paiva Netto, criador da proposta pedagógica.

Carla Tiago
A visita ao Parque Linear Capivari terminou de um jeito bem especial. As crianças plantaram mudas da árvore angico. A espécie foi escolhida pelos próprios pequenos.

Por isso, prioriza atividades lúdicas, culturais e recreativas que despertem, no público infantojuvenil, o senso de responsabilidade para com a Natureza. “As crianças e os adolescentes precisam de bons exemplos, e é o que procuramos oferecer em todas as iniciativas socioeducacionais promovidas pela Entidade”, comentou Carla Tiago, assistente-responsável pela unidade II da LBV na Cidade das Andorinhas.

Em Campinas, SP, a Unidade I da Legião da Boa Vontade está situada na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Informações pelo telefone: (19) 3227-3888. A Unidade II está localizada na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Jardim Profilurb. Para outras informações, ligue: (19) 3224-3033.

LEIA TAMBÉM:
LBV finaliza projeto ambiental com visita ao Zoológico de Bauru
Em Manaus, LBV inspira gerações a preservar o Meio Ambiente