Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV reforçam atitudes contra a dengue

Em Sorocaba, os pequenos ensinaram os moradores do bairro Jardim São Guilherme a eliminar focos da doença.

São Paulo bateu, até a 15ª semana do ano, o recorde de mortes por conta da dengue. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Estado registrou, até o início deste mês, 169 óbitos. Em Sorocaba, no mesmo período, a dengue vitimou mais três pessoas, elevando o índice local a 22 mortes. Na cidade, 48,8 mil habitantes já foram diagnosticadas com a doença.

Cuidar da saúde é assegurar um futuro melhor; AJUDE A LBV!

Diante do preocupante quadro, as crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) no município do interior paulista “arregaçaram as mangas” e fizeram a sua parte para frear a epidemia. Na última semana, os participantes do programa Criança: Futuro no Presente! entregaram aos moradores e comerciantes do bairro Jardim São Guilherme I panfletos com informações referentes à dengue, a fim de mostrar à comunidade algumas atitudes simples que eliminam os criadouros do Aedes aegypti.

Sérgio Serrano

Nessa semana, as crianças foram às ruas do bairro Jardim São Guilherme, onde está localizado o Centro Comunitário da LBV, e com a ajuda de educadoras entregaram aos moradores e comerciantes da região panfletos que sinalizavam atitudes para frear o avanço da dengue.


“Os passos são simples e que nós podemos praticar no dia a dia, como colocar areia nos pratinhos das plantas, manter bem fechada a caixa d’água, recolher materiais que podem bloquear a passagem da água ou impedir a evaporação da mesma, entre outras coisas”, comentou Amanda, de 12 anos.

E o trabalho de conscientização não parou por aí! Na Oficina de Arte e Cultura, os atendidos reproduziram, com materiais recicláveis, o mosquito. Por quê? “Agora minha família saberá identificar como é o inseto que traz a dengue. Temos que chegar antes do problema, essa é uma atitude que todos devem tomar com urgência”, explicou a atendida Nicole, 12 anos.

As crianças e os adolescentes da LBV prestaram tanta atenção às dicas que o conhecimento está na ponta da língua. Quer combater a dengue? Assista ao vídeo e faça como os nossos atendidos! :) 
 

 

Formando “Cérebro e Coração”
 

Por conta da proposta pedagógica da Legião da Boa Vontade — formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico —, aplicada por meio de uma metodologia própria, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), a Entidade incentiva seus atendidos a buscarem o conhecimento.

Michele Fernanda
Com materiais recicláveis, os atendidos reproduziram o mosquito e puderam levar o trabalho para a casa, a fim de conscientizar seus pais e irmãos.


Esse proposta, criada pelo educador Paiva Netto, e aplicada com sucesso em todas as unidades de atendimento da LBV, auxilia na formação de cidadãos capazes de assumir atitudes que beneficiem a sociedade e a si mesmos.

Em Sorocaba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Atanázio Soares, 3633 — Jd. São Guilherme I. Para outras informações, ligue: (15) 3302-4034.

* Com colaboração de Sérgio Serrano

VEJA TAMBÉM:
As crianças da LBV sabem como combater a dengue; quer aprender?
No Vale do Paraíba, LBV aposta na conscientização para vencer epidemia de dengue