Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV recebem dicas de consultores financeiros

Elas participaram do projeto “Dim-dim para mim” e aprenderam a economizar

Campinas, SP — Em casa, é preciso contar também com a sabedoria das crianças quando o assunto é finanças. Acredite, os pequenos conhecem muitos meios e formas de economizar nas despesas do lar. Tudo porque recebem orientações diversas sobre consumo consciente, seja na escola ou ao participarem de atividades socioeducacionais.

O projeto “Dim-dim para mim”, elaborado e aplicado pela Legião da Boa Vontade (LBV) no mês de outubro, por exemplo, comprova o fato de que assuntos financeiros não estão restritos somente aos adultos. Durante as tarefas lúdicas desenvolvidas na Oficina do Saber, a garotada demonstrou inteligentes iniciativas sobre como utilizar bem o ordenado.

Carla Grazielle

A proposta foi assim: meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! receberam um envelope com notas cenográficas equivalentes a R$100,00. Diante da variedade de produtos disponíveis no “mercadinho” simulado pela educadora social Elizabete Vasconcelos, os consumidores mirins foram desafiados à prática de compras econômicas, de modo que encerrassem com o maior montante possível.

Difícil? De forma alguma para quem aprendeu a fazer as melhores escolhas. De acordo com Mariana, 9 anos, nem sempre a qualidade do produto está ligada ao preço. “Adorei participar do projeto, porque agora sei que a gente pode optar por produtos mais baratos e que oferecem o mesmo resultado de produtos mais caros”, disse.

Carla Grazielle

A atendida Beatriz Cristine, 13 anos, compreendeu direitinho a importância de administrar bem os rendimentos. “O dinheiro é muito importante, mas se nós não estivermos educados financeiramente, não saberemos utilizar com sabedoria o salário. Eu procurei fazer minha parte bem feita nessa atividade para crescer e me tornar uma adulta consciente”, falou.

Viu só como se faz economia? É claro que todo o esforço da criançada nessa tarefa não foi em vão. A soma do valor poupado foi revertida em passeios e brinquedos de verdade =) Esse aprendizado rendeu, hein!?

E para concluir o projeto educacional, a Instituição contou com o apoio de consultores financeiros da agência W1 Finances, que estiveram na Unidade II, da LBV, na última sexta-feira, 28. Na oportunidade, o representante Gabriel Sardinha reforçou o assunto com elas e ficou feliz com a nova experiência adquirida. “É a primeira vez que estou palestrando para essas crianças tão bem amparadas pela Entidade. Procurei enfatizar o tema e cultivar essa sementinha já plantada, para que eles consigam planejar e economizar”, comentou.

Carla Grazielle

Os consultores da W1 Finance palestraram sobre consultoria financeira para os meninos e meninas atendidos pela LBV no Jardim Profilurb. À direita, o consultor Thiago Soares e à esquerda o consultor Gabriel Sardinha.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A cidade também atende famílias de baixa renda em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Bairro Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.