Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV participam de oficina artística em Maricá

A atividade lúdica foi realizada para incentivar a criatividade e a imaginação na vida dos pequenos.

A prática artística na vida das crianças — seja por meio de desenhos, oficinas lúdicas, dança, contação de história, etc — resulta em diversas vantagens para o desenvolvimento cognitivo infantil, servindo como facilitadores da aprendizagem. A arte ajuda na absorção de conhecimento, uma vez que incentiva os pequenos a construírem uma compreensão de mundo.

Dentro dessa lógica, a Legião da Boa Vontade (LBV) acredita no valor de uma boa educação que auxilie no progresso intelectual, cultural e artístico dos seus atendidos, por isso realiza diversas atividades que estimulem capacidades cognitivas nas crianças e nos adolescentes.

Com base na vivência dos valores ecumênicos, os atendidos formam uma consciência crítica, criativa e social aliando "cérebro e coração", conceito que conduz a rede educacional da LBV formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ambas criadas pelo educador Paiva Netto.

Como complemento desse trabalho da Instituição, foi realizada, para as crianças atendidas pelo programa Criança: Futuro no Presente!; a Oficina de Fantoches no Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Maricá, RJ.

Janaína Alves Rosa

Maricá, RJ — No Centro Comunitário de Assistência Social, as crianças participaram de uma oficina de arte, onde puderam usar a criatividade e a imaginação para criar os próprios fantoches.

A atividade foi conduzida pela monitora Suely de Oliveira Barbosa Soares, ela realiza as oficinas de bordado em fita no programa Vida Plena que colabora para a inclusão sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos. Suely declara positivamente sobre a ação com as crianças: "Gostei de participar com as crianças e fazer a oficina com elas. Parabéns pelo trabalho da casa."

Com materiais adequados, as crianças desenvolveram e confeccionaram seus próprios fantoches. É o que nos conta o atendido Kauã Guimarães Antônio, de 9 anos: “Eu gostei, amei, foi muito legal! Adorei o meu fantoche. Ficou lindo! Ela [Suely de Oliveira] me ensinou a montar o fantoche! ”. E a Sulamita da Conceição Nogueira, de 9 anos, complementa o amigo: “Eu gostei bastante, foi muito legal. A tia também, ela foi muito legal, ensinando a fazer fantoche.”

Janaína Alves Rosa

Maricá, RJ — Por fim, o tão esperado resultado: as crianças compartilharam os seus fantoches, criados e confeccionados na Oficina de Arte. =D

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Maricá, está localizado na Av. Francisco Sabino da Costa, 259 – centro. Informações pelo telefone: (21) 2634-2027.