Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV participam de atividade de dublagem

Para a realização da oficina artística, a Instituição contou com o apoio dos profissionais da agência de dublagem UP Voice.

Campinas/SP — Você já sentiu aquela vontade de conhecer as pessoas responsáveis por representar as vozes daqueles personagens de filmes, séries e documentários dublados que tanto gosta? Pois bem! As crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) tiveram essa oportunidade. Na ocasião, conheceram os integrantes da agência de dublagem e legendagem UP Voice.

O proprietário Roberto Ciantelli e a diretora de dublagem Carla Ribeiro estiveram no Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho, da LBV, com a finalidade de ministrar uma oficina de dublagem direcionada às meninas e meninos que integram o Criança: Futuro no Presente!

A atividade artística foi recheada de atratividades. Para descontrair, logo no início do encontro foi proposto um desafio a todos os participantes: o de repetir movimentos e falas desempenhadas pelos dubladores.

A diversão e o sorriso foram garantidos, houve até quem destacasse a sensação de ter conseguido cumprir a tarefa: “Achei top, gostei muito desse momento e da voz do dublador Roberto”, disse o atendido Luiz, de 11 anos.

Em seguida, Ciantelli e Ribeiro organizaram um bate-papo em que repassaram algumas noções sobre a profissão e como funcionam alguns processos, como a tradução, a dublagem e o foley, que podemos compreender como a recriação, total ou parcial, de músicas e efeitos sonoros especiais. Para marcar bem o aprendizado, os atendidos acompanharam uma simulação de dublagem, onde os palestrantes recriaram as falas dos personagens de um filme.

Sobre a voz caricata, uma especialidade do ramo da dublagem, a atendida Maria Eduarda, de 11 anos, expressou a alegre experiência que teve: “Hoje eu aprendi a dublar e como alterar a voz para interpretar alguém com mais idade. Cantamos também uma música do filme Minions. Foi muito legal”, comentou.

Ao final da atividade, os dubladores receberam uma lembrança alusiva ao Dia do Dublador, que será celebrado no dia 29 de junho. O presente foi elaborado com muito carinho para marcar a passagem dos parceiros ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. A dedicatória dizia: "Por todas as emoções, por seu talento de dar voz aos mais diversos personagens e por interpretar com maestria, profissionalismo e sensibilidade os mais nobres sentimentos, emocionando, divertindo, conquistando e encantando a todos, o reconhecimento e a homenagem da Legião da Boa Vontade. Feliz Dia do Dublador!". E ainda, uma reflexão do jornalista Paiva Netto: "Pelos caminhos sublimes da arte, nos elevamos à Face de Deus, que é o Amor."       

César Faria

Encantado com o presente, Roberto Ciantelli fez o seu destaque: “Hoje nós tivemos o prazer de vir até a LBV para realizar uma palestra direcionada a essas crianças, a esses adolescentes maravilhosos que participaram com a gente, dublaram e brincaram; onde nós mostramos um pouquinho dessa arte maravilhosa que começou aqui em Campinas há 7 anos. E o trabalho que o pessoal da LBV faz é maravilhoso, é uma coisa fantástica! Foi muito gostoso e eu gostaria de mandar um abraço a todas as crianças e adolescentes, aos coordenadores e a todo mundo ligado à LBV", enfatizou o profissional.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Campinas/SP, a unidade I da Instituição está localizada na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391, Vila Rica. Informações pelo telefone: (19) 3227-3888. E a unidade II está localizada na Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 - Jd. Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.