Você está aqui

Crianças atendidas pela LBV em Belém aprendem sobre a cultura africana

O objetivo foi mostrar a importância e o valor da cultura africana para o nosso país

Belém, PA — Uma cultura construída por muitas outras culturas. A pluralidade dos costumes e a riqueza dos traços já nos remetem à África. O que movimenta o continente, hoje também está presente em todo o mundo. Pensando em mostrar às crianças atendidas pela LBV a importância e o valor da cultura africana para o nosso país, foi realizado com elas o “Projeto África”.

Ana Paula Ferreira

As crianças conheceram e vivenciaram um pouco os costumes africanos.

Os alunos participaram de oficinas lúdicas e educativas onde desenvolveram a criatividade, ampliando o conhecimento por meio de pesquisas e rodas de conversas. A agenda incluiu apresentações de danças, rodas, jogos e músicas.

A ação mobilizou a garotada, que aprendeu de maneira descontraída e divertida os valores importantes dos povos africanos. “Foi importante colocarmos em prática, pois a cor da pele e costumes deste povo têm ligação com o Brasil, visto que nossa população boa parte é negra. Assim, passam a respeitar a diferença de cor entre todos”, comentou a orientadora da LBV, Vanessa Fonseca.

Ana Paula Ferreira

E também desenvolveram atividades colocando a imaginação e a criatividade em pauta

“Gostei muito dessa atividade, pois todos os dias eu aprendo na LBV que temos que tratar todo mundo igual, não temos que ter preconceitos com os nossos amiguinhos e sempre respeitar a cultura de todos”, destacou o atendido Gustavo Vinicius.

Na Legião da Boa Vontade, todas as ações propiciam uma formação cidadã e são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico — que compõem a linha educacional criada pelo educador Paiva Netto —, aplicadas com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela LBV. Essa proposta promove uma formação integral do Ser Humano, formando “Cérebro e Coração”, como preconiza o educador Paiva Netto, criador da proposta pedagógica.

Ana Paula Ferreira

Elas se divertiram com a roda e apresentaram danças e músicas tradicionais da cultura africana.

Em Belém, PA, a Escola de Educação Infantil, da Legião da Boa Vontade, está localizada na Travessa Padre Eutíquio, 1976 — Batista Campos. Para outras informações, ligue: (91) 3225-0071.