Crianças da LBV discutem formas de combater o mosquito Aedes aegypti
Uma série de atividades lúdicas e artísticas foram desenvolvidas durante a Oficina do Saber
Santos, SP — As crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) em Santos, litoral paulista, também deram sua parcela de contribuição no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunya e do zika vírus.
Entre pesquisas e diálogo sobre o que fazer para evitar a proliferação do inseto, educadores sociais da Instituição propuseram, aos pequenos, a confecção de mosquitéricas, conhecidas popularmente como “armadilhas para mosquitos”.

Por meio de diálogo e atividades lúdicas, as crianças falaram sobre formas de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Com garrafas pet, pedaços de tela, sementes de alpiste e fita adesiva em mãos, as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! acompanharam as dicas para a montagem do aparelho. “As orientações por parte da LBV ocorrem ao longo do ano todo, porém a proposta foi trazer para a sala, algo que se diferenciasse de uma conversa. Por isso escolhemos fazer mosquitéricas”, destacou a educadora social Lucimara Xavier.
Mas não pense que a parte teórica ficou de lado. Não! As crianças também refletiram sobre muitas outras atitudes eficientes para a diminuição dos criadouros. “Não podemos deixar água parada em pneus, potes de plástico nem garrafas. Temos que observar sempre os ralos do quintal, o pratinho dos vasos de plantas para que o mosquito não procrie”, disse a atendida Vitória, de 10 anos.

Após a palestra, as crianças puderam discutir e relembrar o assunto por meio de uma roda de conversa, destacando aquilo que mais chamou a atenção.
A programação — ocorrida entre os dias 28 de março e 1º de abril — encerrou com uma palestra educativa ministrada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Em parceria com a LBV, os visitantes mobilizaram a garotada por meio de gestos ao som de ritmos musicais infantis, afinal, o corpo também fala. “Dessa forma, o entendimento das informações ficou mais fácil. É legal a gente saber dos perigos que o mosquito pode nos causar, então é preciso agir para combatê-lo”, disse o atendido Levi, 14 anos.
Ao final da tarefa lúdica, elas receberam folhetos ilustrativos com informações sobre os sintomas peculiares a cada doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Durante a produção dos folhetos informativos, as crianças soltaram a imaginação.
Em seguida, os agentes de controle de vetores conheceram os demais ambientes do Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, bem como o trabalho desenvolvido com famílias que vivem em situação de pobreza no município. Vale destacar que, quem passar pela unidade socioassistencial da LBV, poderá contemplar o material produzido durante a Oficina do Saber.
Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 – Encruzilhada. Outras informações, ligue: (13) 3202-0080.