Você está aqui

Criança atendida pela LBV mobiliza colegas e arrecada ração para cães abandonados

Com a ação, o pequeno Eder Francisco quis suprir as necessidades de animais que passavam sede, fome e frio em seu bairro. É a Pedagogia da LBV na prática!

Florianópolis, SC — A Legião da Boa Vontade (LBV) aplica, em suas Unidades de atendimento, espalhadas por todo o Brasil, uma inovadora linha educacional que preconiza uma educação integral, aliando valores que colaboram para a construção de uma Cultura de Paz aos conteúdos pedagógicos. Criada pelo educador Paiva Netto, a proposta — formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico — impõe, assim, uma nova visão à educação, formando “Cérebro e Coração”.

Derli Francisco
O atendido Eder Francisco (à esquerda) contagiou os seus colegas com o seu espírito de caridade e arrecadou ração para os cães que circulam no seu bairro. É a Pedagogia da LBV na prática!

Essa linha educacional, que permeia todas as atividades socioassistenciais da Instituição, entende que toda pessoa carrega experiências acumuladas ao longo de suas existências e essa bagagem deve ser respeitada — e, acima de tudo, usada — durante o aprendizado. Dessa forma, é possível aprimorar as relações humanas de acordo com valores éticos, morais, sociais e espirituais. O resultado? A Instituição apresenta índice de evasão escolar zero e um ambiente de não violência.

Saiba mais:

+ Pedagogia da LBV: uma visão diferenciada para a educação

E a sua aplicação já tem colhido os seus frutos. Olha só que legal: na última semana, o pequeno Eder Francisco Inácio, 10 anos, participante do programa Criança: Futuro no Presente!, procurou as educadoras sociais da LBV, bem como os seus colegas, para fazer um pedido especial.

Ao perceber que em sua comunidade muitos animais abandonados passavam sede, fome e frio, tomou a iniciativa de mobilizar todos para suprir as necessidades desses animais. “Na minha comunidade tem muitos cães passando fome e não quero mais que isso aconteça. Quero ajudar esses cães, porque isso me deixa muito triste”, conta.

O pedido foi prontamente aceito e venceu todas as expectativas. As crianças não só arrecadaram rações para os cachorros, como também fizeram recados para entregar a seus vizinhos e colegas de escola, no intuito de que alguém adote os animais.

Doação De Cães: sinônimo de grande fonte de carinho

A atitude exemplar de Eder Francisco encheu de orgulho a equipe multidisciplinar da Entidade. “A Pedagogia do Afeto propõe um modelo novo de aprendizado, aliando 'Cérebro e Coração', por intermédio de suas atividades”, reitera a assistente-responsável pela LBV no município, Mariana Schmitz Nascimento.

Em Florianópolis, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 – bairro estreito – telefone (48) 3271-4300.

Leia também:

Instituto de Educação José de Paiva Netto lidera ranking das melhores escolas de São Paulo
No Vale do Paraíba, LBV apresenta linha educacional a estudantes de Pedagogia