Você está aqui

Corpo de Bombeiros realiza atividades e palestras preventivas para crianças da LBV

Elas participaram de palestras sobre meio ambiente, prevenção a afogamento e primeiros socorros.

Niterói, RJ — Nesta sexta-feira, 8, as crianças e adolescentes do programa Criança: Futuro no Presente! participaram de uma palestra preventiva sobre como cuidar do Meio Ambiente, ministrada pelo major Cipolatti, e outra sobre prevenção a afogamento, com o subtenente Marcos, e Primeiros Socorros, com o cabo Brandão Filho, do 4º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, (4º GMar), de Itaipu.

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de serem cuidadosas ao entrar no mar e respeitar as sinalizações dos guarda-vidas, houve uma interação social entre elas e os instrutores da corporação, com demonstrações práticas sobre como auxiliar a pessoa em caso de afogamento, com massagens cardíacas e técnicas respiratórias. Tudo isso foi reproduzido com a ajuda de um boneco simulador.

Simone Barreto
O dia foi bastante proveitoso para as crianças, comprovando que aprenderam bastante sobre prevenção e primeiros socorros. Kethellen Pereira, de 11 anos, destacou: "Achei muito importante as palestras porque o bombeiro ensinou que é possível ajudar as pessoas que estão se afogando com técnicas de respiração e isso ajuda o trabalho dos bombeiros".

Iasmim Gonçalo Fiandrini, 12 anos, comentou: “Quando alguém estiver se afogando, devemos fazer a técnica de salvamento com massagem cardíaca e respiração. Para mim, foi muito importante, porque quando era mais nova eu me afoguei junto com minha prima e outra menina. Minha irmã salvou a gente. Vou levar isso para minha família e amigos como forma de prevenção”.

 A pequena Isis Geovana Gomes Cruz, 7 anos, gostou da parte de cuidar do meio ambiente. “Temos que economizar água para não faltar e para nossa sobrevivência. Tudo que aprendi vou passar para minha família”, comentou.

“A gente aprendeu a cuidar da terra, da água, das plantas e das florestas que dão o ar e o alimento. Sem ar, sem água, sem alimento, a gente não vive. Tudo é importante”, disse a pequena defensora da natureza Evelyn Brum da Silva, de 8 anos.

Luiz Henrique Correa Aguirre da Silva, de 11 anos, se previne antes de entrar no mar: “Aprendi que quando for à praia, temos que tomar cuidado para não me afogar, porque é perigoso, podemos morrer, entrar água nos pulmões. Vou ensinar para as pessoas antes de ir para praia tomarem mais cuidado”.

Humberto Moraes

O major Cipolatti compartilhou informações sobre o meio ambiente com as crianças e adolescentes e mostrou-se satisfeito com a receptividade deles: “Atendendo ao pedido da LBV falamos sobre prevenção a afogamento, primeiros socorros e preservação do meio ambiente. Muitas participaram, interagiram bastante. Todo o projeto está de parabéns! As crianças são agentes multiplicadores, se conseguirem aprender podem atuar no meio ambiente e na vida humana. Elas conseguem influenciar colegas com esse conhecimento, na família delas”.

O militar também parabenizou a LBV pela iniciativa de transmitir esses conhecimentos às crianças e aos adolescentes atendidos, em parceria com a Defesa Civil do estado do RJ e o Corpo de Bombeiros. “Agradeço a oportunidade de poder contribuir com o trabalho de vocês, que é maravilhoso. Faz parte da nossa função a prevenção, passar conhecimento, formar agentes multiplicadores. Vocês estão de parabéns! Podem nos convidar mais vezes que viremos com prazer”, finalizou.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Niterói, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV está localizado na Alameda São Boa Ventura, 474 – Fonseca. Informações pelo telefone: (21) 2625-9023.