Você está aqui

Contribuição que faz a diferença

Em sua 27ª edição, o Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, transmitido de modo on-line, destaca o fundamental papel das Organizações da Sociedade Civil.

No Terceiro Setor, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que possuem caráter privado sem fins lucrativos e prestam serviços de utilidade pública, unem-se aos esforços governamentais para que indivíduos e famílias tenham suporte para o enfrentamento e a superação dos problemas sociais, sobretudo das que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Portanto, apresentam-se como indispensáveis colaboradoras.

Vivian R. Ferreira
Antonio Paulo Espeleta (E), superintendente social da LBV, e o sociólogo Daniel Guimarães apresentaram o congresso a partir dos estúdios da Boa Vontade TV.

Com a finalidade de aprofundar o conhecimento teórico acerca de ações protetivas, o 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, discutiu o assunto, nos dias 30 e 31 de agosto, em transmissões on-line e com tradução simultânea em espanhol, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Separamos para você os destaques de cada dia do evento. Clique nos links a seguir e confira:

+ PRIMEIRO DIA: debate sobre a efetivação dos direitos socioassistenciais
+ Palestras marcam o SEGUNDO DIA do evento

Os temas das apresentações foram a importância e as contribuições da rede privada e sua atuação ao lado do setor público para a defesa dos direitos da população vulnerável, visando à garantia de acesso a políticas públicas de qualidade e com potencial de responder às questões sociais emergentes no nosso país e no mundo.

Reprodução Youtube

O 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, contou com dois painéis em seu encerramento. O primeiro tratou da “Articulação em rede pela garantia de direitos socioassistenciais”. Já o segundo abordou o tema “Organizações sociais e os processos de trabalho em rede”. Eles foram produzidos previamente por colaboradores da LBV do Brasil, da Bolívia e de Portugal, repercutindo parte do trabalho que a LBV de cada país oferece às comunidades locais.

O evento contou com a participação de milhares de inscritos do Brasil e de vários países, a exemplo da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, do México, do Paraguai, de Portugal, do Uruguai e da Venezuela.

A revista BOA VONTADE nº 275, de setembro de 2022, também cobriu o evento. Para conferir os conteúdos exclusivos desta edição, clique aqui.