Você está aqui

Contato com a Natureza ajuda a exercitar memória de pessoas idosas

Atendidos pela LBV celebram a Semana do Meio Ambiente e compartilham experiências vividas ao longo da vida.

Volta Redonda, RJ — Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Legião da Boa Vontade preparou uma programação especial para conscientizar todos os seus atendidos sobre a importância do contato com a natureza e a necessidade da preservação dela para a continuação da vida.

Como nunca é tarde para aprender, até os idosos atendidos no Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade, tiveram uma semana repleta de ações práticas para demonstrar que a preservação dos recursos naturais é dever de todos os cidadãos.

Fizemos atividades com os idosos plantando sementes de verduras, que mais tarde serão colhidas na horta que fizemos com eles. A ação promove a socialização entre os atendidos, pois muitos gostam de mexer com a terra e ficam ansiosos para saber o dia que vão brotar as sementes. Eles ficam observando e indo ao local de livre acesso para saber se já brotaram ou não”, explicou a educadora social da Instituição, Francineide Roquine.  

Além de proporcionar o contato direto com o meio ambiente, a ação ajudou a exercitar a memória e a fortalecer o vínculo entre os participantes. “Alguns relembraram os tempos mais jovens em que cultivavam a terra, davam dicas de plantio, o solo apropriado para determinada semente, resgatando a memória deles. Plantamos mudas de alface, quiabo e aproveitamos para trocar ideias e experiências entre todos”, destacou a educadora.

André Fernandes

A iniciativa reforçou o trabalho de conscientização ambiental promovido pela LBV ao longo do ano. O veterano legionário Luizete Machado, de 76 anos, lembrou da sua infância ao realizar o plantio: “plantei semente de brócolis, cebolinha comum e cebolinha portuguesa. É uma alegria completa realizar um sonho de criança, quando estava na roça. Plantamos as sementes e agora esperamos para vê-las germinar e depois cuidar para a hora da colheita”.  

André Fernandes

Alface colhida na horta do Lar de Idosos, da LBV, em Volta Redonda/RJ.

A extensa área verde ao redor do Lar da LBV proporciona aos atendidos o contato diário com a Natureza, promovendo não apenas o bem-estar físico. “Apesar dos problemas físicos, me sinto feliz. Aqui estou abrigado, socorrido, tenho atendimento médico, remédios, enfermagem, alimentação, durmo, tudo corretamente. Compartilhamos essa data de hoje com todos”, concluiu o aposentado Luizete Machado.  

Bruna de Jesus

Com sua natureza exuberante, o Lar da LBV em Volta Redonda por si só já é um convite à contemplação e à paz.

Em Volta Redonda, RJ, o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Nossa Senhora do Amparo, 5.079 – Santa Rita do Zarur. Para outras informações, ligue: (24) 3344-2100.

Colaboração: Iracy Guerra.