Você está aqui

Consumo consciente da água é tema de palestra em Florianópolis

Na oportunidade, os atendidos pela LBV aprenderam sobre a importância do cuidado com os recursos hídricos.

Florianópolis/SC — É muito comum as pessoas não prestarem a devida importância para o uso consciente da água, uma vez que se supõe que ela é um recurso inesgotável. Apesar da maior parte da superfície do planeta ser composta por 70% de água, somente 2,5% é adequado para o consumo. Portanto, ações ecológicas e econômicas são essenciais para a preservação desse bem tão precioso para a vida.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza diversas ações educativas para a conscientização dos seus atendidos. Para exemplificar esse trabalho, o Dia Mundial da Água foi comemorado no Centro Comunitário de Assistência Social com uma ação educativa promovida pelos profissionais do Programa de Educação Ambiental da CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.

Na oportunidade, os atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! acompanharam uma palestra ministrada pela especialista em saneamento Taís Alves Correa e pela psicóloga Caroline Michels Siega. As profissionais explicaram sobre o cuidado com os rios e a importância do tratamento da água; ao final ainda distribuíram folders de atividades educativas alusivas ao tema.

"Conversamos com essas crianças sobre essa temática, porque acreditamos que só a transformação por meio da educação e do conhecimento possa promover ações sociais e ambientais que resultem em consumidores mais conscientes" disse Taís Correa.

A atendida Nicole dos Santos, de 9 anos, adquiriu novos conhecimentos na palestra: “Gostei muito. Hoje eu aprendi que não pode beber água direto do rio, pois pode estar contaminado e com bactéria, mas tem que beber bastante água durante o dia”, comentou.

Larissa Souza Oliveira, de 12 anos, aprendeu a importância de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente: “A palestrante falou que no planeta tem pouca água doce e que a maioria está nas profundidades de difícil acesso, por isso não podemos deixar ninguém poluir as ruas e os rios”, destacou.

A gestora social da LBV, Mariana Schmitz, ressaltou a relevância de as crianças se conscientizarem com relação ao uso da água, ou seja, sem desperdiçar esse recurso natural: “Elas compreenderam o trajeto que a água faz desde as nascentes até chegar na LBV e ainda conseguiram elencar ações que realizamos no dia a dia e que podem evitar o desperdício. ”

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Florianópolis, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 – Estreito – Informações pelo telefone (48) 3271-4300.