Você está aqui

Cônsul-geral do México visita Unidade Educacional da LBV no RJ

Na oportunidade, a Exma. sra. Linda Marina Dolores Munive Temoltzin conheceu as dependências da unidade, que atende diariamente centenas de crianças e adolescentes, em regime integral.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro, recebeu, na manhã de sexta-feira, 5, a visita da Excelentíssima cônsul-geral do México, sra. Linda Marina Dolores Munive Temoltzin.

Bruna de Jesus

A cônsul-geral do México (ao centro, entre representantes da LBV) foi calorosamente recebida pelo Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, que interpretou diversas músicas que exaltam a Paz e a Amizade.

Na oportunidade, ela foi calorosamente recebida pelo Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por alunas e alunos da Escola. Em seguida, a Exma. sra. Linda conheceu diversos espaços do Centro Educacional, como o Salão de Beleza Irmã Idalina Cecília de Paiva (1913-1994), inaugurado outubro de 2006 em homenagem à saudosa mãe do educador Paiva Netto, o Centro Odontológico David Apelbaum e a Sala de Artes Marciais, declarando que um trabalho como este não é visto no México.

Bruna de Jesus

A cônsul-geral do México, Linda Marina Munive Temoltzin, em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação.

A unidade atende, diariamente, mais de 650 alunos, em período integral, de 1 a 14 anos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, oferecendo uma educação de qualidade, que alia "Cérebro e Coração", conforme preconiza Paiva Netto, criador da linha educacional aplicada, com sucesso, na Escola — e formada pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico.

Sobre o modelo pedagógico da LBV, a cônsul-geral afirmou que deve ser copiado no México por ter um sucesso comprovado. "Quero dizer que fiquei surpresa e admirada pelo grande amor que vocês têm pelos meninos e que eles estão recebendo uma educação de qualidade, de formação, sobretudo, no amor, que é super importante em nossas sociedades, que padecem de muitas necessidades humanas. Estou gostando de estar aqui, olhar esses meninos com a capoeira, com taekwondo, aquele serviço que vocês fazem cuidando dos dentes, da educação na saúde pessoal, com corte de cabelo para as crianças. É uma coisa fantástica!”, comentou.

Ao final da visita, a diplomata agradeceu o dia maravilhoso que passou com as crianças, registrando à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV e Internet) suas impressões: “Agradeço muito este convite; hoje deram para mim uma manhã bem importante em minha vida. Fui recebida com uma canção, muitas flores, fiquei bem agradecida com vocês porque descobri o grande labor que faz a escola da Legião da Boa Vontade. Também gostei muito da grande ajuda que dão para a formação de pessoas com necessidades educacionais específicas [referindo-se ao Programa Potencializando Habilidades (PPH)], que têm que integrar-se na escola, do trabalho da nutricionista, que cuida para que as crianças comam bem. Estão fazendo um grande trabalho!”.

A sra. Linda Temoltzin destacou também que um trabalho desta envergadura não existe no México. Outro ponto que chamou a atenção dela foi o fato de que a LBV mescla atendimento de saúde, beleza, esporte, atendimento psicológico, em um mesmo local, sendo mantido com contribuições do povo, sem ajuda governamental. Nesse sentido, mencionou também a visão abrangente da proposta pedagógica da Instituição, ao considerar o legado de Jesus de maneira tão ampla, não restrito ao campo religioso somente, como defende há décadas o educador Paiva Netto.

Deste modo, a diplomata recordou-se ainda de que, em sua época de escola, aprendeu a como ser cidadã, noções de civismo e o respeito às autoridades, valores que, segundo ela, estão em falta nas escolas de seu país. Daí ter ficado impressionada por existir no Brasil a LBV, que desenvolveu e implantou, com tanto êxito, a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico.

Bruna de Jesus

A visitante internacional percorreu diversos ambientes da Unidade Educacional da LBV no RJ, e se encantou com tudo o que viu. 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 — Del Castilho. Telefone para informações: (21) 3297-7100.