Você está aqui

Comunidade prestigia apresentação cultural realizada pelas crianças atendidas pela LBV

O evento marcou o encerramento das aulas gratuitas de dança em 2015. A ação é desenvolvida por meio da Oficina Corpo e Movimento.

Araçatuba, SP — Nada melhor que, após um ano de bom desempenho nas tarefas socioeducacionais, receber o prestígio de quem se ama. Para meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! foi assim a finalização das atividades do ano de 2015. A Legião da Boa Vontade (LBV) preparou um recital de balé no Teatro Castro Alves para que a garotada pudesse demonstrar a seus familiares e aos voluntários e colaboradores da Instituição o resultado das aulas desenvolvidas na Oficina Corpo e Movimento.

Moisés Alberto

O público presente no Teatro Municipal Castro Mendes acompanhou a apresentação artística elaborada na Oficina Corpo e Movimento, do programa Criança: Futuro no Presente!.

Para cada melodia do repertório escolhida para ilustrar a programação, uma coreografia foi elaborada minuciosamente para, em gestos e movimentos corporais para expressar mensagens de Paz, União, Amor, Respeito. Além dos valores que contribuem para a formação da garotada, os benefícios físicos e mentais proporcionados pelo balé fazem parte da rotina dos atendidos. Ao longo das participações, é perceptível o aprimoramento pessoal e coletivo em vários aspectos.

Moisés Alberto

Vários passos integram a coreografia apresentada pela garotada da LBV.

Por meio da dança, a criança tem suas habilidades motoras despertadas, amplia noções de espaço e tempo e adquire equilíbrio. A atividade também beneficia o trabalho em grupo, que se torna mais coeso e harmônico com a atividade. A educadora social da LBV e propositora do evento, Tais Oliveira da Silva, destaca: "O trabalho é de sempre reforçar a importância das boas atitudes e o esforço de cada um deles, mostrando que tudo pode ser melhorado a partir da tolerância ante as limitações do amigos, preservando o companheirismo. Hoje os pais e responsáveis puderam ver de perto toda a dedicação da Instituição em oferecer algo de qualidade”.

Moisés Alberto

Antes da apresentação, um ano de ensaios. Ao passo que aprimora a cordenação motora e o desenvolvimento corporal, o balé melhora o raciocínio e trabalha os bons valores e sentimentos.

Para a atendida Sofia, de 7 anos, a nova experiência agradou ao público. Assim como os amigos, ela se doou ao máximo para que tudo corresse como o esperado. “Eu gostei muito de participar dessa apresentação, pois nunca tinha entrado em um teatro antes. Achei muito legal ver as pessoas se divertindo e aplaudindo a gente na hora em que a música terminava. Ensaiei bastante e não errei nenhum passo”, contou, orgulhosa.

A sra.Claudineia Marinho é mãe da atendida Ana Nataly, de 7 anos. Sobre a noite cultural, ela não escondeu a felicidade de ver a filha no palco: ”Eu fico tão feliz e emocionada em ver ela, tão pequena, já se apresentando com seriedade naquilo que está fazendo. A minha alegria é tão grande que ganhei não só meu dia, mas o ano inteiro. Esse é o melhor presente!", destacou, no clima das festividades de fim de ano.  

É importante destacar que essa e outras iniciativas empreendidas pela LBV tem como base a inovadora linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto. Composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a proposta educacional visa proporcionar a melhora da autoestima de crianças e adolescentes no ambiente escolar, aliando "Cérebro e Coração". Assim, os educandos se sentem mais motivados para aprender cada vez mais.

É o que explicou a assistente social da Instituição, Flávia Gisele dos Santos: “A finalidade do trabalho da LBV é amparar, acompanhar o desenvolvimento e ensinar as crianças, apontando o valor da amizade e da boa convivência, para que a aprendizagem seja efetiva. Nas aulas de balé, por exemplo, todos recebem a mesma atenção por parte da equipe multidisciplinar, e com isso, os pequenos retribuem, entre eles os mesmos cuidados”.

A atendida Giovanna, de 10 anos, pontuou a satisfação de participar das atividades com dança. ”Essa atividade é muito legal. É a que mais gosto, porque me identifico com o balé. Pratico bastante para fazer certinho e ajudar os meus colegas a melhorar os passos também. Estamos sempre conhecendo movimentos novos e fazendo amizades. Sinto que melhorei meus estudos por causa da melhora da minha concentração, e por isso não gosto de faltar na LBV”, salientou.  

Em Araçatuba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 30 — Jardim Guanabara. Para outras informações, ligue: (18) 3631-0797.