Você está aqui

Como prevenir a diabetes na terceira idade?

Idosos atendidos pela LBV participam de palestra educativa ministrada por alunos da Universidade Estácio de Sá

Cabo Frio, RJ — A diabetes é uma doença que, atualmente, está entre as mais comuns, considerando que muita gente tem e não sabe disso, convivendo com ela até se manifestarem os sintomas.

A Legião da Boa Vontade trabalha, por meio de suas unidades socioeducacionais, para a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas e o bem-estar das pessoas em situação de risco social, e acredita que a prevenção é o melhor remédio para qualquer doença.

Por isso, a LBV promoveu no dia 19 de junho, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, uma palestra educativa sobre a diabetes, direcionada aos idosos que participam do programa Vida Plena e demais atendidos. O encontro foi feito pelos estagiários do Curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, da cidade de Cabo Frio, que encerraram um ciclo de palestras de um semestre com a Legião da Boa Vontade. O objetivo foi orientar os idosos quanto às causas, tratamentos atuais, complicações, sintomas e seus devidos cuidados para a prevenção à doença.

Fátima Barbosa

A fisioterapeuta Gabriela Avolio, pós-graduada em reeducação postural e com mestrado em saúde da família, explica sobre a parceria da Universidade Estácio de Sá com a LBV: "a parceria acontece desde 2010, onde levamos o curso de Fisioterapia para atuarem com as crianças e os idosos atendidos pela LBV. Nesse semestre, realizamos palestras sobre osteoporose, diabetes, prevenção de queda das pessoas idosas e hipertensão arterial. A ideia das palestras é reforçar o conhecimento que os idosos já têm, por meio de veículos de comunicação e tirar dúvidas do dia a dia, reforçando a importância das atividades físicas e da prevenção às doenças. Trabalhar com a LBV, para nós, é sempre um grande prazer, pelo público ser socialmente de risco, tem dificuldade de entendimento das mudanças que a vida nos mostra e tentamos informá-las sobre as mudanças, que são bem receptivas por parte delas. Agradeço à LBV pela parceria e retornamos em agosto com mais atividades".  

“O ciclo de palestra é muito importante, pois é a oportunidade dos estagiários colocarem em prática seus ensinamentos obtidos em sala de aula. Além disso, a interação com as pessoas serve para aprimorar e consolidar o profissionalismo. A possibilidade de orientar e passar os ensinamentos adquiridos molda o profissional da área de saúde. Dessa forma, agradecemos à LBV pela oportunidade”, disse Andson Vander, estagiário do 9º ano de Fisioterapia.

Aluna do 9º ano do curso de Fisioterapia da UES, Fabíola Barboza Mota destaca a relevante parceria com a LBV: “a parceria foi boa para aproximar os alunos com a prática de como lidar com o ser humano. Além disso, vivenciar o cuidar do próximo, o respeito com cada um que vai além do trabalho, respeito e amizade. Independentemente da questão social, cada um precisa de cuidado e carinho. É importante para o profissional aprender a não enxergar as pessoas como um todo, mas cada um com sua vivência, história e temperamento”.

Para Andriea Bello, estagiária do 9° período de Fisioterapia, é importante colocar em prática o aprendizado teórico do curso nas ações da LBV: “ O que aprendi é que a LBV é uma instituição que visa ao bem-estar psicossocial das crianças e idosos. Pude aprender o verdadeiro sentido do ecumênico, pois a LBV respeita o senso comum de cada um que ali participa”.

Em todas as ações empreendidas pela LBV, a preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida estão presentes. 

Em Cabo Frio, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Joaquim Nogueira, 772 – São Cristóvão. Para outras informações, ligue: (22) 2648-9000.