Você está aqui

Como evitar acidentes elétricos com crianças

A ação educativa conscientiza que a vida deve estar em primeiro lugar

Vitória, ES — A Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu, nesta segunda-feira, 30, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o engenheiro elétrico e professor André Candeia, do Instituto EDP, que promoveu uma ação educativa sobre Segurança com a energia elétrica, para as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!.

Sandra Teixeira

O técnico do Instituto EDP, André Candeia, tira as dúvidas das crianças sobre segurança com energia elétrica.

A ação educativa orientou as crianças e os adolescentes sobre os cuidados que devem ter em casa para usar a energia com segurança, mau uso do benjamin (T), ao ligar e desligar aparelhos eletroeletrônicos, na rua com os fios elétricos caídos no chão e em árvores, que água não combina com eletricidade, sobre o consumo consciente da energia elétrica, entre outros alertas importantes do dia a dia deles.

“É muito importante disseminar esses conhecimentos e nós, como empresa de distribuição de energia elétrica, temos que falar sobre isso, trazer informações sobre a segurança com a eletricidade, o manuseio de equipamentos com eletricidade, fios soltos, e várias outras situações que acontecem no cotidiano das crianças. É muito importante a realização de ações como essas, se envolvermos e estar presente da vida da comunidade. Agradeço a oportunidade de estar aqui. Eu vejo que a estrutura da LBV é muito boa e que o trabalho envolve os atendidos”, destacou o técnico André Candeia.

A atendida Dafne Daiane Alves Andrade, 8 anos, participou da ação e aprendeu “que não deve ligar várias tomadas em um lugar só e que também é muito perigoso pegar pipas que estão penduradas nos fios elétricos”.

Raphaela Rodrigues, de 9 anos, também falou o que aprendeu: “Não devemos subir em postes e nem em nenhum lugar com fio elétrico, é muito perigoso, podemos tomar choque e nos machucar. Também podemos ajudar a economizar energia em nossa casa”. É isso mesmo Raphaela.

Sandra Teixeira

O técnico do Instituto EDP, André Candeia, tira as dúvidas das crianças sobre segurança com energia elétrica.

Atenção redobrada

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), contidos no Anuário Estatístico 2013-2016, dão conta de que nas férias escolares crescem os acidentes envolvendo eletricidade.

Em 2015, houve um aumento assustador nas mortes de crianças entre 0 e 5 anos de idade no Brasil. A maioria dos acidentes aconteceu dentro de casa. Felizmente, em 2016, os números se inverteram e a queda chegou a quase 40%.

Os dados são preocupantes e faz com que tenhamos cada vez mais atenção com as crianças.

10 DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM CRIANÇAS

1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
5. Fique atento: usar o "T" (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe;
7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes;
9. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
10. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Trabalho permanente

A Legião da Boa Vontade realiza, há mais de seis décadas, um trabalho de conscientização em suas unidades de atendimento, para que crianças, adolescentes e adultos conheçam seus direitos e deveremos e possam contribuir para que tenhamos uma sociedade mais justa. E neste sentido, o assunto recursos naturais e preservação do Planeta sempre estão em pauta.