Você está aqui

Como a brincadeira pode se tornar um momento de aprendizado

As crianças e os adolescentes atendidos pela LBV estiveram no Parque da Cidade

São José dos Campos, SP — Para os olhos da maioria, a recreação infantil soa apenas como um momento de pura diversão. Para a Legião da Boa Vontade, uma brincadeira, por mais simples que seja, oferece muito mais que isso: proporciona o desenvolvimento integral da criança, trabalha o convívio, a disciplina, o respeito ao próximo, estimula a criatividade, entre outras coisas.

Leida Genari de Lima

Brincadeiras coletivas são propícias para o despertar dos bons sentimentos e valores necessários para a construção de uma identidade solidária.

Por isso, a LBV fez questão de inserir, dentre as oficinas socioeducacionais realizadas por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, o Momento do Brincar. As meninas e os meninos, de 6 a 15 anos, têm a oportunidade de externar o melhor de si em favor do bem-estar do grupo, na medida em que compreendem e respeitam as limitações alheias, auxiliando uns aos outros. A manhã dessa terça-feira, 19, foi assim. As crianças e os adolescentes atendidos estiveram no Parque da Cidade para brincar.

Leida Genari de Lima

Um brincadeira aparentemente simples promove uma série de benefícios à saúde corporal e mental dos pequenos.

Atividades lúdicas, recreativas e esportivas fizeram parte do roteiro elaborado pelos educadores sociais da LBV. Em contato com a Natureza, a garotada percebeu que a verdadeira riqueza da vida é o despertar dos valores e bons sentimentos, como a amizade, o respeito mútuo e a harmonia. É o que destacou a atendida Ana Beatriz, de 8 anos. “Eu gosto muito da LBV, porque lá consegui fazer muitos novos amigos. E esse passeio foi bom, porque aprendi e me diverti muito com todos eles”, disse.

Atividades ao ar livre propiciam inúmeros benefícios à saúde. De acordo com a educadora social Ana Paula Peres, ao mesmo tempo em que criança está brincando, também está despertando habilidades cognitivas, motoras e afetivas, tão necessárias para o ser humano. “Essa geração é sedentária por conta das facilidades que a tecnologia oferece. Portanto, regatar brincadeiras é muito importante para treinar os movimentos corporais, fortalecer os laços de amizade, aprender e sorrir cada vez mais. Essas sensações são necessárias para todos nós”, salientou.

Carla Cristina da Silva

As crianças e os adolescentes atendidos estiveram no Parque da Cidade para brincar.

Vale destacar que na LBV todas as ações propiciam uma formação cidadã e são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Essa proposta é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Entidade e promove uma formação integral do Ser Humano, formando "Cérebro e Coração", como preconiza o educador Paiva Netto, criador da proposta pedagógica.

Em São José dos Campos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Avenida Manoel Vieira, 4219 – Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.