Você está aqui

Com o apoio da LBV, jovem supera dificuldades e se destaca como melhor redação

"Antes, mal conseguia escrever duas ou três linhas. Hoje consigo fazer até 70 linhas ou mais, faço até um livro", disse Ana Carla.

Maricá, RJ — A Legião da Boa Vontade, na Região dos Lagos do RJ, promove inúmeras ações socioeducativas em seu Centro Comunitário de Assistência Social, em favor de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que contribuem para elevar a autoestima da garotada e minimizar a exclusão social das famílias que também são atendidas pela Instituição e que residem em comunidades em situação de pobreza.

O programa Jovem: Futuro no Presente!, da LBV, realiza diversas atividades educativas, esportivas e artísticas, entre elas, a Oficina do Saber. No momento, os atendidos estão participando do projeto “Como fazer uma Redação”, atividade que está sendo desenvolvida pelo instrutor Anderson Borges.

A iniciativa contribui para a formação do pensamento crítico dos atendidos, fazendo com que eles pensem e reflitam sobre temas da atualidade com clareza, coerência e coesão. Recentemente, a jovem Ana Carla Silva de Oliveira, de 14 anos, no 9º ano do ensino fundamental, superou suas limitações de como fazer uma redação. Ela possuía uma grande dificuldade para escrever e, com isso, era uma menina que não acreditava em si mesma, possuía baixa autoestima e escrever representava uma tortura.

Janaína Rosa

Maricá, RJ — Graças ao empenho e à dedicação da atendida e do instrutor, Ana Carla começou a dar os primeiros frutos ao participar da oficina de Redação, passando a ganhar mais confiança em si mesma, a ler e a escrever mais e melhor.

Graças ao seu empenho e dedicação, Ana Carla começou a dar os primeiros frutos ao participar da oficina de Redação, passando a ganhar mais confiança em si mesma, a ler e a escrever mais e melhor. Passou a ver o mundo com mais otimismo, a pesquisar vários assuntos atuais e nas rodas de conversas passou a se expressar mais claramente. Foi um processo cognitivo gradativo e interativo que levou a ótimos resultados.

Recentemente, a jovem estudante informou toda satisfeita e feliz, que na escola fez uma redação de 70 linhas, considerada a melhor da sala, na qual foi elogiada pela professora e até aplaudida pelos colegas de turma: “Antigamente eu tinha muita dificuldade para escrever, fazer redação. Então, o projeto da LBV me ajudou muito. Antes, mal conseguia escrever duas ou três linhas, hoje consigo fazer até 70 linhas ou mais, faço até um livro. Eu estava na minha escola e a professora durante uma aula passou um filme e depois pediu pra gente escrever nossa opinião sobre o filme e citar algumas partes que gostamos, nomes dos personagens. Eu estava em casa, veio uma inspiração, porque estava lendo as orientações das aulas de redação e comecei a escrever, veio um monte de ideias na minha cabeça. Consegui escrever 70 linhas, a professora me elogiou, os colegas me aplaudiram, foi muito legal. Eu sou capaz de fazer um livro, fazer muitas coisas”, disse toda empolgada.   

De acordo com o instrutor Anderson Borges, “esse processo cognitivo é gradativo, envolvente, interativo, feito com muita paciência para começar a dar os primeiros frutos. Fiquei emocionado, pois era a menina que mais tinha dificuldade para escrever. Não acreditava em sí. Só o Amor de Jesus nos profissionais da LBV que realizam esses verdadeiros milagres.”

Formação integral

A Entidade oferece também a eles um ambiente seguro e apoio de profissionais capacitados, proporcionando melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades do projeto Como fazer uma redação — bem como as demais ações empreendidas pela Instituição — foram permeadas pela linha educacional da LBV. Composta pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a inovadora proposta é aplicada, com sucesso, em todas as Unidades de atendimento da LBV e impõe à educação uma "visão além do intelecto", como afirma o seu criador, José de Paiva Netto.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Maricá, Região dos Lagos, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Francisco Sabino da Costa, 355 – Centro. Para outras informações, ligue: (21) 2634-9000.