Você está aqui

Com frio rigoroso, famílias de baixa renda de Porto Alegre recebem cobertores da LBV

Ação faz parte da campanha emergencial Diga Sim! e está mobilizando a população brasileira a colaborar com esta iniciativa solidária.

A terra gaúcha é conhecida por seu rigoroso inverno. A estação mais fria do ano castiga muitas famílias que não têm recursos nem para a compra de um cobertor porque necessita priorizar os itens básicos como, por exemplo, a alimentação e a moradia. As baixas temperaturas não geram apenas desconforto, mas também podem — e aí a situação é ainda mais grave — causar várias doenças e até morte.

Nadiele Bortolin

Porto Alegre/RS - Com seus 65 anos, a Dona Nilsa Conceição é um exemplo de coragem, superação de desafios e de uma fé inabalável. Ao receber os cobertores da LBV, ela fez questão de agradecer o presente com um sorriso sincero. A atendida pela Legião da Boa Vontade é referência em sua comunidade por sua dedicação e organização familiar. Além disso, como seu pátio é um dos mais altos na região, ela ajuda seus vizinhos nos momentos de enchentes.

QUERO AJUDAR

A Solidariedade, muitas vezes, é a única forma de agasalhar o coração dessas pessoas com esperança. É por esse motivo que, de maneira emergencial, a Legião da Boa Vontade (LBV) vem mobilizando a população a colaborar com a Instituição e iniciou nesse mês de Junho a entrega de cobertores às famílias atendidas nas áreas mais afetadas pelo frio na capital gaúcha. E estamos felizes por ajudá-las e protegê-las neste inverno.

A atendida Dilma de Abreu é mãe de nove filhos e se esforça para suprir as necessidades básicas de sua família. Ao receber o presente que vai aquecer sua família nessa estação, ela se manifestou: “agradeço por essa doação. Para mim, é um presente enorme porque no inverno os meus filhos vão passar bem agasalhados. Sem a LBV passaríamos frio. Com muitas crianças na casa se torna pouco as cobertas e a ajuda com os cobertores é muito grande”.

Manter os cuidados básicos, além de oferecer segurança e conforto aos pequenos são preocupações constantes de toda mãe. Nessa época, o cuidado deve ser redobrado para evitar doenças. Cristina de Almeida, que possui quatro lindos filhos, se perguntava como faria para aquecê-los nessa estação fria. Ao receber os cobertores da LBV, disse: “vou dar para os meus filhos se tamparem, a LBV está sempre ajudando na hora difícil. É muito frio aqui, os cobertores vão ajudar muito. Obrigada LBV por ter ajudado nós. Bah! É muito frio! Imagina esse frio com 4 crianças? Gostaria muito de agradecer”.

Diariamente, a LBV realiza encontros e atendimentos socioassistenciais nas comunidades mais necessitadas da capital gaúcha. “Todas as famílias que hoje receberam os cobertores são acompanhadas pela LBV, atendidas por toda a equipe técnica, assistente social, psicóloga e educadores. E hoje elas estão recebendo este presente para auxiliar nesse momento de frio”, disse Amanda Cassuriaga, Gestora Social da Entidade.

Na margem do Lago Guaíba, as comunidades beneficiadas pela LBV foram a Ilha Grande dos Marinheiros e a Ilha do Pavão*, regiões em que o risco de enchentes é iminente. “Já se observa no entorno do local onde realizamos o programa Vivência Solidária que a água do Guaíba está subindo. Então, a gente precisa dar todo o amparo para essas famílias, muitas acabam perdendo tudo que tem em função das enchentes”, comentou a profissional. 

Encontrei aqui um ombro amigo. Eles ajudam muito e te apoiam. Todas as pessoas que participam se tornam a família da LBV. Eu aprendi a solidariedade aqui”, comentou Tatiana Fanfa, atendida pela LBV no programa Vivência Solidária, na Ilha Grande dos Marinheiros. E, ainda, registrou um recado ao receber em suas mãos os cobertores que irão garantir um inverno mais quente: “graças a Deus a gente vai ter a nossa coberta quentinha nesse inverno. Eu gostaria de agradecer cada um que tem ajudado com carinho porque tem condições. Eu agradeço por tudo isso”.

Além do mais, centenas de famílias atendidas pela entidade em seu Centro Comunitário de Assistência Social também foram beneficiadas. Com essa iniciativa solidária, a Instituição contribuiu para minimizar o sofrimento de crianças, jovens, gestantes e idosos que são acompanhados diariamente em seus programas socioassistenciais.

Leilla Tonin

LBV beneficia famílias de baixa renda com cobertores neste inverno rigoroso

Caren Camargo fez parte também do time da solidariedade. Voluntariamente doou seu tempo para ajudar quem precisa. “Para mim o que mais me motiva é o amor, é o carinho e a dedicação ao próximo. Ver o sorriso de cada um como a gente está vendo hoje não tem preço que pague. Agradeço muito a Deus por ter me dado essa oportunidade, e poder estar vendo a realidade como realmente é”. E faz um convite aos colaboradores da Instituição para que façam o mesmo: “muitos colaboradores às vezes não sabem o quanto é gratificante para gente estar vendo essa realidade e ajudar o próximo. Venham ver também como é bom”.

Firmadas no espírito de cooperação, as ações da LBV pautam-se pelo olhar especial à família e à participação efetiva dela na sociedade. Todas as iniciativas buscam a promoção dos valores nascidos do Amor Universal. Aliás, a solidariedade é o que nos impulsiona cada vez mais a contribuir para uma mudança positiva na realidade das famílias atendidas que necessitam de apoio.

Um exemplo desse apoio é a ajuda que Ana Paula da Silva recebe da Entidade. “Tenho seis filhos e no meu lar quem trabalha sou eu. Sou ajudada pela LBV e ela é a minha segunda família. Várias coisas eu aprndi a fazer e hoje posso vender para ajudar a manter a família. A LBV transforma a vida da gente para melhor". Ela também comentou sobre a ação emergencial da Instituição de entrega de cobertores: “não é fácil o inverno. É difícil porque as noites são muito frias. A gente agradece a LBV porque vai agasalhar as crianças. Agradeço muito por ver eles dormindo bem quentinhos. Os cobertores são bons e lindos. Eu amo vocês colaboradores, e eu amo a LBV. Muito obrigada por tudo que vocês têm feito por nós”.

Ana Alice Francisco

Porto Alegre, RS — Para proteger as famílias atendidas durante a estação mais fria do ano, a LBV entregou cobertores em seu Centro Comunitário de Assistência Social.

*O manancial recebe carga poluidora de várias naturezas, incluindo os esgotos domésticos in natura, ou parcialmente tratados, além de efluentes industriais e agrícolas. As águas do Guaíba apresentam variações de qualidade, com maior prejuízo nas áreas de margem, onde ocorre menor dispersão das cargas poluentes afluentes.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.  

Comentários

Últimos comentários

Rosa Maria Bass...

Muito legal esse gesto da LBV, tenho uma pequenissima contribuiçao para que isso se tornasse possivel. Boa noite!

arlei possidone...

A muito tempo sou colaborador e fico muito feliz em saber q parte doq doamos faz a feliciade e a alegria de mutias gente> Tenho dito sempre para as pessoal no nosso Brasil de tantas corrupssoes se não fossem as entidades de caridades o nosso povo estaria numa situação lastimavel, ainad bem q o povo brasileiro tem um coração muito bom e generoso. parabens a vcs pelo excelente trabalho.