Você está aqui

Centro Educacional da LBV é iluminado para o Setembro Amarelo no RJ

Durante todo o mês, a Escola da LBV ficará iluminada para divulgar a campanha de prevenção ao suicídio.

Rio de Janeiro, RJ — O Centro Educacional José de Paiva Netto, em Del Castilho, ganhou uma iluminação especial neste mês em favor da campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Super Rádio Brasil (AM 940), articuladora desta parceria com a RioLuz desde 2014. 

Priscilla Antunes

A Escola da LBV ganhou uma iluminação especial para celebrar a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio.

O IASP (Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio) definiu o tema do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio deste ano: “Doe um minuto, mude uma vida”. A campanha ocorre no mês de setembro desde 2014, no mundo todo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a ação é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Há mais de seis décadas, a LBV trabalha com campanhas de valorização da Vida, promovendo ações de prevenção alertando os seus atendidos e colaboradores sobre a importância de valorizar a vida e ajudar pessoas que estejam enfrentando desafios.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e quase 100% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados. No Brasil, 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio (32 por dia). A boa notícia, segundo a OMS, é que 90% dos casos podem ser prevenidos. O importante é estar preparado para ouvir. A principal medida preventiva é a educação. É preciso não ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações sobre o tema. A cada ano, a campanha cresce no Brasil e várias atividades estão sendo organizadas, como caminhadas, palestras preventivas, workshops para profissionais da área de saúde e diversos prédios públicos e pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor amarela durante todo o mês de setembro.

VIVER É MELHOR!

Ao coração de todos que leêm essa matéria, dedicamos um trecho do artigo A Morte não é o fim, de autoria do diretor-presidente da LBV e que você pode ler na íntegra acessando o Blog Paiva Netto: “(...) A Vida continua sempre, e lutar por ela vale a pena. Por pior que seja a escuridão da noite, o Sol nascerá, trazendo claridade aos corações (...)”.

+ Suicídio nunca é indolor: apoio da família é indispensável na valorização da Vida

+ Paiva Netto escreve: "O suicídio não resolve..."

No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 — Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.