Você está aqui

Campeão paralímpico Clodoaldo Silva visita Escola da LBV no RJ

O atleta e palestrante compartilhou sua história de vida e de superação com os alunos da Instituição.

O campeão paralímpico e palestrante Clodoaldo Silva visitou, na manhã desta terça-feira, 15, o Centro Educacional José de Paiva Netto, Unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro. 

Andreia Fontenele

O campeão paralímpico foi recepcionado pelas crianças do Coral Ecumênico Infantojuvenil e conheceu de perto a estrutura educacional da Escola da LBV. 

Acompanhado do diretor técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficiente (ANDE), Leonardo Baideck, o ex-nadador foi recepcionado pelas crianças do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por alunos da Escola, e conheceu de perto a estrutura e o trabalho pedagógico realizado pela LBV, conferindo a aplicação da inovadora linha educacional — criada pelo educador Paiva Netto — que alia Cérebro e Coração. Saiba mais sobre a inovadora proposta pedagógica da Entidade.

O ícone paralímpico levou a Tocha Olímpica, carregada por ele durante a cerimônia de abertura na Paralimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. O objeto, como não poderia deixar de ser, chamou muito a atenção dos estudantes, uma novidade à parte. O atleta compartilhou em suas redes sociais a visita à LBV, olhe só:

Programa Potencializando Habilidades

Em seu tour pela Escola, Clodoaldo Silva percorreu diversos ambientes, como as salas de aula, a Sala de Artes Marciais, o Solário, entre outros. Na oportunidade, conheceu a aluna Tainá Alícia, de 7 anos, que possui necessidades educacionais específicas e participa do Programa Potencializando Habilidades (PPH).

A iniciativa oferece possibilidades iguais a todos os alunos, uma preocupação do educador Paiva Netto desde a inauguração do Centro Educacional, em 2 de março de 1996. Ele determinou a construção de rampas de acesso e banheiros adaptados para os usuários.

Andreia Fontenele

Clodoaldo Silva na Sala de Artes Marciais da Escola da LBV. 

Sobre o programa, Silva declarou: “O ser humano é diferente, cada um tem sua potencialidade. Não dá para dizer que um sabe menos que o outro. O que tem que ser dado são oportunidades iguais. Esse Potencializando Habilidades é justamente isso, oferecer igualdade de condições para pessoas com ou sem deficiência. Fico muito feliz de estar conhecendo esse programa, que isso sirva de exemplo e inspiração para que outros segmentos possam fazer o mesmo”. 

Campeões no Esporte e na Vida

Considerado o Tubarão paralímpico por ter conquistado mais de 650 medalhas no Brasil e no mundo, além do Troféu Hors Concours, maior honraria do Comitê Olímpico Brasileiro, Clodoaldo, num clima descontraído, sentou-se no pátio com os alunos e compartilhou um pouco da sua história de vida e de superação, dando bons conselhos para que também possam conquistar seus sonhos.

Campeão na vida! As lições de superação do atleta paralímpico Clodoaldo Silva

“Sou campeão não só no esporte, mas na vida. A mensagem que passo a vocês é que se têm um sonho, sigam em frente, porque tive e tenho meus sonhos e hoje sou reconhecido pela sociedade como um grande atleta e grande campeão. Então, se eu consegui numa cadeira de rodas, vocês podem fazer o mesmo. Vamos ter sonhos e buscar as oportunidades que a LBV, com esse belo projeto faz, pra estudar, fazer essa interação e com certeza, vocês serão melhores que o Clodoaldo tanto no esporte quanto na vida”, disse.

Andreia Fontenele

O “Tubarão paralímpico” sentou-se no pátio com os alunos e compartilhou um pouco da sua história de vida e de superação, dando bons conselhos para que também possam conquistar seus sonhos. 

Em entrevista à Boa Vontade TV, o nadador destacou: “Como atleta, participei de vários campeonatos, conheci o Brasil e o mundo, me aposentei em 2016, nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, e comecei a rodar muito mais o Brasil, conhecendo projetos sociais. Ter a oportunidade de conhecer a LBV é fantástico. Aqui, tem aula de judô, um projeto esportivo que está preocupado em formar os cidadãos. Ao chegar, fui recebido por um coral belíssimo, que até me emocionou, eu tenho uma filhinha de seis anos de idade e pra mim, é muito mais sensível”.

+ Clodoaldo Silva conta, à Super Rede Boa Vontade de Rádio, novos rumos profissionais

"A LBV serve como exemplo, inspiração para que a gente possa ter um Brasil melhor, com mais oportunidades. Dá essa oportunidade de cidadania. Então, fico muito feliz de ter tido hoje, um pouquinho de tudo isso que vocês fazem. Essas crianças que estão aqui, tanto no esporte quanto na educação, podem ser muito melhores do que o Clodoaldo nas piscinas, porque tem esse pensamento de inclusão e integração”.

O diretor técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficiente (ANDE), Leonardo Baideck, também deixou seu recado: “Já conhecia o trabalho da LBV pela mídia, mas hoje tive a oportunidade de visitar aqui. É um trabalho de oportunidades que envolve o aluno, a família. Tem uma preocupação com a parte pedagógica, mas também com a formação como cidadão”.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 — Del Castilho, Rio de Janeiro, RJ. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.
________________________________________________________
Colaboração: Lícia Curvello.