Você está aqui

Campeão Mundial de jiu-jítsu, nos EUA, Gabriel da Silva Monteiro é recebido por familiares e amigos

Morador da comunidade da Providência, ele é um dos diversos atletas que integram o projeto Geração UPP, apoiado pela LBV.

Rio de Janeiro, RJ — O atleta de jiu-jítsu Gabriel Monteiro, de 15 anos, desembarcou na manhã desta quarta-feira, 3, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com um presente especial para a família: a medalha de ouro conquistada no último sábado, 30, na competição World Jiu-Jitsu, realizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), em Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos.

Morador da comunidade da Providência, Gabriel Monteiro é um dos diversos atletas que integram o projeto Geração UPP, desenvolvido por uma parceria entre a Legião da Boa Vontade (LBV), a Super Rádio Brasil — 940 AM, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Prime Esportes, Boomboxe, Shopping Nova América e Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), nas comunidades onde atuam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Priscilla Antunes
Emocionado, o jovem atleta exibe a medalha de campeão mundial de jiu-jítsu.

Com a medalha de campeão no peito, o jovem atleta não escondeu a emoção em voltar para casa com a vitória. “Eu não esperava tanta gente me esperando. Quero agradecer à LBV, ao presidente Paiva Netto, aos colaboradores da LBV e aos meus professores”, disse.

Priscilla Antunes
Ao lado da família, Gabriel comemora a volta ao Rio de Janeiro com a medalha de campeão mundial de jiu-jítsu.

Para os professores, o orgulho de ver o menino da comunidade vencer um campeonato fora do Brasil é inenarrável. “A caminhada não começou agora. Há quase cinco anos ele vem nos dando fruto e sábado ele se tornou campeão mundial. Quero agradecer aos patrocinadores e a todos que ajudaram para que o Gabriel pudesse chegar ao título na Califórnia”, comentou o soldado Christian Ribeiro, coordenador do projeto.

Priscilla Antunes
Gabriel também recebeu o carinho de amigos e professores do projeto Geração UPP.

"Gabriel era muito levado, gostava de brigar na rua. Ao conhecer o projeto ele começou a desenvolver o esporte e, ai a vida dele mudou. Hoje, ele tem outro comportamento, outras atitudes. Ele me disse que conseguiria e conseguiu: trouxe a vitória para o Rio. Eu agradeço a LBV e a todos por essa oportunidade", ressaltou a mãe do atleta, Flavia Silva, ao receber o atleta no aeroporto.

Reconhecimento

O programa RJTV 2ª Edição, veiculado pela Rede Globo, destacou na edição dessa segunda-feira, 24, a conquista do jovem atleta do Morro da Providência. A matéria deu início a uma série de reportagens intitulada "Mudando Vidas", que mostra o esporte como uma ferramenta de inclusão social e de transformação de vidas.

+ Assista a reportagem!