Você está aqui

Campanha Setembro Amarelo é tema de palestra sobre prevenção ao suicídio na LBV em Ananindeua

Equipe do Centro de Valorização da Vida promove debate sobre o tema orientando famílias atendidas pela LBV

Ananindeua, PA — A Legião da Boa Vontade, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizou um importante evento com as famílias atendidas em Ananindeua, com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O 10 de setembro é definido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por isso a importância de sempre falar sobre o tema.

Ana Paula Ferreira

Ananindeua, PA — A Legião da Boa Vontade sempre se preocupa com o bem-estar de seus atendidos e promove ações de valorização à vida.

Há mais de seis décadas, a LBV trabalha com campanhas de valorização da Vida, promovendo ações de prevenção e alertando os seus atendidos e colaboradores sobre a importância de enaltecer a vida e ajudar pessoas que estejam enfrentando desafios. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e quase 100% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados.

No Brasil, 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio (32 por dia). A boa notícia, segundo a OMS, é que 90% dos casos podem ser prevenidos. O importante é estar preparado para ouvir. A principal medida preventiva é a educação. É preciso não ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações sobre o tema. A cada ano, a campanha cresce no Brasil e várias atividades estão sendo organizadas, como caminhadas, palestras preventivas, workshops para profissionais da área de saúde e diversos prédios públicos e pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor amarela durante todo o mês de setembro.

Ana Paula Ferreira

Ananindeua, PA — A palestra falou sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde emocional e de estender a mão para quem está passando por um momento difícil.

De acordo com as voluntárias do CVV, Zuleide Nunes e Olga Castro, que ministraram a palestra, é preciso orientar a população sobre o tema: “Sempre é bom realizar esse bate-papo porque leva as famílias a refletirem, ter esse acompanhamento e esse olhar mais compreensivo em casa, com amigos e todas as pessoas que estão por perto (...)”, pontuou, Zuleide.

Para a senhora Anita Pinheiro, atendida pela LBV, a palestra foi muito importante: “Agradeço à LBV por sempre se preocupar com a gente e levar essas informações às famílias”, disse.

“Trazer profissionais de diversas áreas para informar os nossos atendidos por intermédio de palestras de conscientização é uma forma de contribuir com a nossa comunidade”, destacou Selma Correa, gestora social da unidade da LBV.

Periodicamente, a LBV realiza em seu Centro Comunitário palestras e encontros educativos para dialogar com as famílias atendidas temas importantes que merecem a atenção de todos, principalmente para contribuir para termos uma sociedade melhor, mais informada e participativa.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ananindeua, PA, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Claudio Saunders, 172- Centro. Para outras informações, ligue: (91) 3250-3192.