Você está aqui

Aulas de capoeira: diversão e aprendizado

Em Nova Friburgo, crianças e adolescentes atendidos pela LBV aprovaram a nova atividade.

Nova Friburgo, RJ — Na Legião da Boa Vontade, o esporte é utilizado como uma importante ferramenta educacional e de compartilhamento de valores, além de ser uma ótima forma para manter a boa saúde do corpo e da mente. As ações são pautadas pela inovadora linha educacional da Instituição, criada pelo educador Paiva Netto, que propõe um modelo de aprendizagem unindo “Cérebro e Coração”.

Éllida Mariane

Crianças e adolescentes atendidos pela LBV iniciam oficina de capoeira.

Uma das oficinas desenvolvidas com as crianças e adolescentes atendidos no programa Criança: Futuro no Presente! é a capoeira, que além de ser uma excelente prática esportiva, desperta na garotada o interesse pela cultura do nosso povo, fundamental para a formação da nossa identidade.

Através de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Trabalho de Nova Friburgo, a oficina passou a ser desenvolvida todas as terças-feiras pelos mestres Santana e Caroço, referências na cidade por esta atividade.

Éllida Mariane
Crianças e adolescentes atendidos pela LBV iniciam oficina de capoeira.

A capoeira é considerada uma arte marcial e o que a difere das demais é a sua musicalidade e ritmo, o que traz muitos benefícios para a saúde do corpo e na promoção dos bons valores de quem pratica: “Ela ajuda muito na bilateralidade, equilíbrio. A dança e a música, tudo envolvido para as crianças crescerem com mais harmonia e mais alegria. A capoeira trabalha muito a naturalidade, movimento que já é nato nas crianças. Tentamos colocá-la em formato de arte marcial, pois tem muita disciplina e aliada à musicalidade, deixa a criança mais feliz. É um trabalho muito bom”, destacou o mestre Santana.

As crianças não só aprovaram a nova atividade, como também se divertiram realizando a oficina. Adyan Bento, 12 anos, disse o que achou da oficina: “Gosto da capoeira porque é uma arte marcial que aprendemos aqui. Ela ajuda a construir amizade. É um tipo de dança também”. 

Éllida Mariane

Crianças e adolescentes atendidos pela LBV iniciam oficina de capoeira.

Já o atendido Matheus Cunha, 14 anos, aprendeu que o respeito ao outro é a melhor defesa: “Aprendemos a jogar capoeira, que é um tipo de luta que serve para se defender e não machucar os outros colegas”.

Além do corpo, a capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações. Quanto aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula qualidades como a atenção, a percepção, a criatividade, o autocontrole, a cooperação, a disciplina e o respeito.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Nova Friburgo, região serrana do RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 - Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.

Colaboração: Éllida Mariane