Você está aqui

Atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina visita LBV em Maringá, PR

Maringá, PR — As crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) receberam, nessa terça-feira, 1º, a visita especial da velocista Terezinha Guilhermina, recordista mundial, medalhista de ouro e um dos principais nomes do atletismo paraolímpico. Acompanhada de seu parceiro de provas, o guia Guilherme Santana, a atleta compartilhou com os meninos e meninas um pouco de sua vitoriosa trajetória esportiva e de vida em um bate-papo superdescontraído.

Terezinha nasceu com uma doença genética chamada retinose pigmentar. O problema foi descoberto por uma professora, quando a campeã olímpica cursava os primeiros anos escolares. Mesmo sem enxergar, foi alfabetizada e concluiu o Ensino Médio. Além de competir, a velocista ainda cursa o último ano da faculdade de Psicologia.

O esporte, no entanto, não entrou em sua vida por meio das pistas. Ela contou que a primeira experiência esportiva se deu na água, quando frequentou aulas de natação. Incentivada pela irmã, desistiu das piscinas para brilhar nos torneios de atletismo, conquistando ótimos resultados desde os primeiros anos de carreira.

Eu me sinto lisonjeada pelo convite, feliz de ter um minuto da vida dessas crianças para compartilhar um pouco da minha história. Sou muito gratificada a Deus por tudo o que Ele tem proporcionado a mim. Estar com essas crianças é uma honra”, afirmou Guilhermina, que disputará o Prêmio Esporte Paralímpico 2013, organizado pelo Comitê Paraolímpico Internacional, na categoria de melhor atleta.

O guia Guilherme Santana ficou impressionado com a receptividade e interesse da garotada: “Quando nós chegamos aqui, recebemos o abraço de várias crianças. Deu para perceber que a nossa palestra seria bem grandiosa. (...) Foi uma energia muito positiva, a gente sai daqui renovado. Obrigado à família LBV”.

Após o bate-papo, as crianças assistiram vídeos das principais conquistas de Terezinha Guilhermina e Guilherme Santana, como a medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, na prova de 200m rasos, completada em 24s82. Além do lugar mais alto no pódio, o resultado garantiu à dupla o recorde mundial da competição.

Era nítida a alegria e a curiosidade das crianças com a visita dos dois atletas e sobre o assunto da palestra, principalmente por entenderem e verem de perto que mesmo com a falta de visão de Terezinha isso não foi empecilho para ela seguir na carreira esportiva. Desejamos a ela e ao guia Guilherme boa sorte nas próximas competições!

EXEMPLO NO ESPORTE
Durante a palestra, Terezinha demonstrou aos pequenos a importância da amizade e do companheirismo no esporte. Na última edição dos Jogos Olímpicos, durante a prova de 400m, o guia Guilherme Santana caiu antes de terminar o percurso. Em apoio ao parceiro, a velocista não fechou a prova. O caso foi ressaltado na comunidade esportiva como grande exemplo de solidariedade.

“Quando as crianças disseram que queriam ser como eu, me senti valorizada, respeitada e reconhecida. Estou muito feliz por conseguir mostrar a elas tudo isso, por ser exemplo para alguém, principalmente para crianças tão especiais quanto a que vocês atendem aqui”, finalizou.

AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

Em Maringá, PR, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Peroíbe, 338 — Parque das Grevíleas III. Para outras informações, ligue: (44) 3263-2316.