Você está aqui

Atividades recreativas desenvolvidas pela LBV promovem união familiar

Na Semana Mundial do Brincar, a Entidade intensificou esse trabalho, desenvolvendo gincanas e atividades lúdicas.

Franca, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) acredita que a fase infantil não deve ser anulada, pois é um momento em que a criança inicia sua compreensão a respeito da vida. Sempre respeitando os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao público infantojuvenil, a Instituição proporciona aos pequenos inúmeras atividades recreativas que garantem diversão e aprendizado. Brincar é coisa séria!

Na Semana Mundial do Brincar, a LBV intensificou esse trabalho, desenvolvendo gincanas e atividades lúdicas, culturais e esportivas. Essas ações contaram com o apoio da Aliança pela Infância. No interior paulista, por exemplo, a Entidade integrou pais e filhos e promoveu, nessa quinta-feira, 28, atividades socioeducacionais por meio da oficina Momento do Brincar, do programa Criança: Futuro no Presente!.

Fransinét Furtado
As oficinas recreativas criaram momentos de interação entre pais e filhos. Diversão para todas as idades!


As ações recreativas reservaram instantes de alegria, diversão e muito aprendizado aos participantes. Com o apoio dos familiares, os pequenos conheceram muitas brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais, como a amarelinha, pular corda, cantigas de roda e peão. “Aprendi que, aqui no Brasil, a pipa recebe vários nomes e que também ela era usada por pessoas para mandar recados. E tem brincadeira que não precisa de nenhum material, só dos amigos”, contou a atendida Sophya Cristine, de 6 anos.

Para os adultos, a oficina proporcionou uma divertida volta ao passado. “Gosto de me sentar para brincar com minha filha. Sempre que posso, dou essa atenção a ela, porque sei que isso é importante para o seu desenvolvimento. Mas depois de ter participado desse momento aqui na LBV, vou me dedicar ainda mais a esses momentos com ela”, disse Maria Célia Simeão, mãe da atendida Jaiane.

Fransinét Furtado
“Gosto de me sentar e brincar com minha filha. Sempre que posso, dou essa atenção a ela, porque sei que isso é importante para o seu desenvolvimento”, disse Maria Célia Simeão, mãe de Jaiane.


A educadora social da LBV, Ana Paula Oliveira, explica que os pais devem buscar variadas formas de entreter os filhos, sem que eles permaneçam por muito tempo em contato com aparelhos eletrônicos. “É fundamental o resgate de brincadeiras da cultura brasileira, e que vêm sendo esquecidas com o crescente desenvolvimento das tecnologias. Isso acarreta em menos movimentos corporais e por fim, o sedentarismo e a obesidade”, pontua.

“Durante as tarefas, expomos a necessidade de preservar, por meio de brincadeiras saudáveis, um momento dedicado à criança, pois isso auxilia no desenvolvimento dela. São nessas oportunidades que os pequenos se preparam para o mundo, construindo conceitos sobre a vida”, relatou a assistente social da Entidade, Talita Cintra.

Em Franca, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Torquato Caleiro, 915 – Vila Nicácio. Para outras informações, ligue: (16) 3720-9077.