Atividade lúdica esclarece idosas da LBV sobre tratamento do Câncer de Mama
Num divertido jogo de perguntas e respostas, a Entidade testou os conhecimentos das integrantes do programa Vida Plena sobre a doença.
João Pessoa, PB — As idosas formam um círculo. Uma das participantes tem uma bola nas mãos e aguarda o aceno positivo da palestrante para dar início à brincadeira. Embalado pelo ritmo suave de uma música, o brinquedo viaja de mão em mão. De repente, o som para e a bola está no colo de Maria José. Coube a ela a missão de lançar ao grupo uma pergunta. Pensou um pouco e questionou: “Como detectar precocemente o câncer de mama?”.

A atividade lúdica, ministrada pela apoiadora da Unidade de Saúde do Cordão Encarnado II e nutricionista Regiane Lucena, foi a maneira que a Legião da Boa Vontade (LBV) encontrou para esclarecer as dúvidas das integrantes do programa Vida Plena sobre o câncer de mama, visando à prevenção da doença. No divertido teste de conhecimento, todas podiam responder, mas dona Maria José não se fez de rogada. Perguntou e fez questão de dizer: “Com o autoexame”, fazendo os gestos de como deve ser feito o procedimento.
O conhecimento pode até ter sido transmitido numa brincadeira, mas o assunto é sério! O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. E se os diagnósticos são raros antes dos 35 anos, sua incidência cresce após os 50 anos. Por isso, os cuidados com a saúde não devem diminuir com o passar do tempo.
“Por meio da brincadeira, abordamos assuntos sobre os exames preventivos que esse público deve fazer e os cuidados no dia a dia que podem contribuir com a qualidade da saúde da mulher, lembrando da atividade física, da boa alimentação”, explicou Regiane.

Parceira de longa data da Instituição, a nutricionista destacou a importância de ações como essa, que buscam promover uma boa qualidade de vida. “A saúde não se constrói sozinha e a LBV tem um trabalho maravilhoso. O resultado foi ótimo! As idosas são muito divertidas, entraram na brincadeira e com certeza foi um grande aprendizado”, ressaltou.
Satisfeita com a atividade especial, a senhora Maria José tirou todas as suas dúvidas sobre como prevenir a doença. “Aprendemos a importância do autoexame e da mamografia, que deve ser feita o quanto antes, para que mais tarde a gente não se prejudique com essa doença. E que é preciso se cuidar, independentemente de idade”, disse.
Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Centro. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.
LEIA TAMBÉM:
+ LBV na luta pela prevenção ao Câncer de Mama
+ Outubro Rosa: LBV reforça importância dos exames preventivos