Você está aqui

Atividade educativa colabora para a formação de consumidores conscientes

Belo Horizonte, MG — O Código de Defesa do Consumidor garante que nossos direitos sejam respeitados, mostrando ainda nossos deveres enquanto compradores.  E não há maneira melhor de conferir a aplicação dessas normas do que numa visita ao supermercado, não é?

Invista no futuro; AJUDE A LBV!

Nesta sexta-feira, 20, a Legião da Boa Vontade deu uma aula de consumo consciente ao levar seus atendidos a um estabelecimento comercial. A iniciativa faz parte da Oficina de Cidadania Ecumênica e ofereceu às crianças a oportunidade de observar e aprender, com a ajuda do coordenador do Procon Assembleia, dr. Marcelo Barbosa, como estes direitos devem ser protegidos.

Mônica Mendes
Durante a atividade, que contou com o apoio do coordenador do Procon, dr. Marcio Barbosa, as crianças acompanharam a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, que completará 25 anos de sua promulgação.

No início da atividade, Barbosa reuniu os atendidos em uma das prateleiras e explicou o que deve ser observado num produto antes de comprá-lo e o que fazer para colaborar com o cumprimento da lei. “O direito mais importante que nós vemos é o direito à informação. Com relação ao produto, é importante que tenha informação sobre o preço, data de validade, quem fabricou e se há algum risco no consumo”, orientou.

As lições foram absorvidas com rapidez pelos pequenos. “A participação das crianças foi sensacional, elas ficaram atentas às nossas explicações e quando encontravam alguma irregularidade, corriam para me falar. Eu fiquei impressionado positivamente com as crianças da LBV, são verdadeiros consumidores conscientes. Isso é cidadania!”, disse.

Mônica Mendes
Após as explicações, os atendidos percorreram os corredores do supermercado e analisaram preço, data de validade e procedência dos produtos.

O atendido Hugo, de 10 anos, conta que sempre vai às compras com a mãe. A partir de agora, ficará atento a alguns detalhes para garantir uma compra segura. “Aprendi a olhar a data de validade, o código de barra e muitas outras coisas. Quando encontrar algum erro, a gente tem que contar para o gerente. Vou falar para minha mãe olhar isso toda vez que for comprar alguma coisa”, afirmou.

+ "Uma visão além do intelecto": essa é a proposta de nossa linha educacional; saiba mais

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO
E não pense que a atividade teve início e terminou no supermercado. Antes da visita, as crianças conversaram com os pais e anotaram as dúvidas de sua família sobre os direitos do consumidor. E o bate-papo com o coordenador do Procon ofereceu a elas as repostas para os questionamentos que trouxeram de casa.

“As crianças foram bastante participativas, fizeram as observações em grupo e ficaram empolgadas com a prática do que aprenderam. Além de levar para a família a importância destes cuidados, vão crescer com este senso de consumidor consciente”, afirmou a educadora social Janaína Beatriz.

Mônica Mendes
Menino atendido é entrevista pela equipe de reportagem da TV Alterosa, afiliada do SBT. Jornalistas da TV Assembleia também acompanharam a visita.


O gerente do estabelecimento, Dirceu Duarte Júnior, também aprovou a ação educativa da LBV. “O consumidor consciente acaba nos ajudando a fiscalizar alguma ocorrência dentro da loja, então ele é muito importante”, disse. A atividade ainda contou com a cobertura da mídia local. A visita foi acompanhada pelas equipes de reportagem da TV Alterosa (repetidora do SBT) e da TV Assembleia.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

VEJA TAMBÉM:
+ Em Presidente Prudente, atendidos "vão às compras" e aprendem sobre direitos do consumidor
No Sul, Dia Mundial do Consumidor é pontuado por palestra educativa
DF: diretor-geral do Procon visita unidade e elogia trabalho da LBV