Você está aqui

Atendidos participam de Oficina de Culinária e colocam a mão na massa =D

Na ocasião, as crianças fizeram um pão de queijo funcional com ingredientes inusitados.

Belo Horizonte/ MG — Incentivar hábitos alimentares saudáveis nas crianças é fundamental para a saúde e, consequentemente, para a prevenção de problemas futuros, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão e entre outras. Ainda, uma boa alimentação influencia no crescimento e no desenvolvimento cognitivo.

Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizou a Oficina de Culinária para ensinar, de um jeito muito divertido, as crianças atendidas a se alimentarem de maneira saudável. E em terras mineiras, a receita a ser preparada não podia ser diferente: pão de queijo!

Os principais ingredientes deste prato delicioso são polvilho, ovos e queijo, porém, para que ele ficasse mais especial e saudável, as crianças utilizaram alguns ingredientes inusitados: beterraba, espinafre e batata. E a iniciativa foi um sucesso!

Viviane de Oliveira

 As crianças estavam super curiosas para experimentar o pão de queijo com beterraba.

Depois de saberem que o espinafre faz muito bem para a pele, ajuda na visão e na digestão, fortalece os ossos; e que entre os benefícios da beterraba temos a melhoria das funções cerebrais, o controle da pressão arterial e o auxílio no combate ao câncer, chegou a hora dos pequenos cozinheiros colocarem a mão na massa.

A educadora social da LBV, Ana Amélia Cruz, conta que os atendidos já realizaram diversas receitas de suco de abacaxi, manga e maracujá com o reaproveitamento das cascas. E agora a receita do pão de queijo funcional, realizada em parceria com as estudantes do curso de gastronomia da UNA, Michelle Pires, Ana Caetano e Hadassah Olive, contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre alimentos e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Viviane de Oliveira

Com a orientação e o acompanhamento das estudantes de gastronomia da UNA, as crianças se divertiram fazendo a receita do pão de queijo funcional.

A Stefany da Silva, de 9 anos, aprendeu sobre não ter preconceitos com os alimentos: “A professora está ensinando que a gente pode comer de tudo. Depois que a gente experimenta, a gente gosta. Vamos aprender muitas coisas para fazer com a nossa família”, disse.

E cozinha é lugar de homem também, viu? O Guilherme de Freitas, de 11 anos, curtiu muito fazer parte da oficina culinária: “Eu estou fazendo o pão de queijo com beterraba. E eu estou achando legal, porque eu nunca fiz, é a minha primeira vez”, comentou. É isso aí, Guilherme! Sempre é tempo de aprender coisas novas e adquirir novas habilidades. \o/

De forma lúdica, o objetivo da oficina foi mostrar para os pequenos, a influência que uma boa alimentação tem em nossas vidas. Segundo a educadora social, “as crianças precisam ter conhecimento sobre aquilo que faz bem e o que não faz. A gente apresenta para [os atendidos] que não é só a comida rápida que é boa e que às vezes leva um pouquinho mais de tempo [para o preparo], dá um pouquinho de trabalho, mas faz bem [para a saúde] e pode ser muito saboroso, como fizemos hoje: nós [recriamos] o pão de queijo”, pontua.

Viviane de Oliveira

 Adotar uma alimentação saudável não precisa ser vista somente como uma obrigação, ela pode ser muito prazerosa e divertida. :D

A atendida Dandara Pinheiro, de 8 anos, disse que já comeu beterraba, mas não com pão de queijo. Na ocasião, ela ficou super animada em poder compartilhar o conhecimento adquirido: “A gente pode fazer em casa com a ajuda do papai e da mamãe, as famílias também podem provar e falar que esta gostoso e por isso eu acho legal, é divertido e a gente aprende muitas coisas. ”

A estudante de gastronomia, Ana Caetano, falou sobre a importância dessa consciência saudável nas crianças: “Estamos vivendo uma época de muita preocupação, tentando optar por alimentos mais saudáveis para que possamos ter mais saúde e evoluir. No começo, algumas sentiram o cheiro e ‘hmm, não gostei’ e depois de provar, falaram ‘Aninha, maravilhoso, ficou perfeito, vou ensinar aos meus pais’. Achei essa Instituição incrível, gostaria de voltar mais vezes ”, disse.

Já a Michelle Pires gostou de ver a boa disposição das crianças e a receptividade: “Eu estou emocionada por ver o trabalho que vocês realizam aqui. Elas participaram bastante, a hora da mão na massa, [as crianças] adoraram. E para mostrar a elas a importância da alimentação saudável, incluindo verduras e legumes, nada mais prático do que colocar a mão na massa para elas aprenderem melhor.”

Viviane de Oliveira

Ao final da atividade prática, as crianças agradeceram a participação das jovens Ana, Michelle e Hadassah com um cartão bem bonito, além de muitos sorrisos e abraços. ♥

E agora, amigo colaborador, nós te fazemos um convite especial: venha conhecer o nosso trabalho e tomar um cafezinho com pão de queijo funcional, aqui na LBV. O nosso endereço é Avenida Cristiano Machado, 10691 - Planalo. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.