Alunos da UniFacef realizam oficina de origami na LBV
Integrantes da unidade de ensino ministraram aulas de origami, uma técnica asiática que trabalha o valor da paciência.
Franca, SP — Nessa terça-feira, 5, a Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, a visita de representantes do Centro Universitário de Franca (UniFacef) para o desenvolvimento de uma oficina de origami, direcionada a meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!. A ação é resultado de um Trote Solidário, organizado pela instituição universitária.

Ao final da oficina, os integrantes do Centro Universitário de Franca (UniFacef) aproveitaram para conhecer as instalações da LBV, que passou recentemente por reforma, e registraram o momento.
Na ocasião, os alunos Lucas Mendes, Saulo Andrade, Amanda Leonel, Lauane Seixas, Mariana Figueiredo, e também o professor universitário Nilton Pereira ministraram técnicas da arte asiática à garotada. A cada dobra, os papéis tomavam formas. O resultado? Lindas flores da espécie tulipa e diversos corações. “Eu queria logo descobrir o que se formaria. Estava ansioso, mas tive que esperar todos os passos, com calma. Deu certo”, comentou o atendido Marcelo, de 11 anos.

A reflexão que os pequenos levam para a casa, após a oficina de origami, é sobre a importância da paciência para encontrar as soluções para os desfios do dia a dia.
“A proposta da oficina era transferir algum conhecimento sobre o continente da Ásia, representada por nosso grupo nas atividades do Trote Solidário. Escolhemos trazer o origami, porque é uma atividade que proporciona conhecimento lógico-matemático, além de trabalhar o valor da paciência, caso contrário, o resultado não dá certo”, orientou o professor Nilton Pereira.
Ao final da atividade, os visitantes conheceram a estrutura da LBV, reformada recentemente graças à ajuda do povo, bem como o trabalho desenvolvido com famílias que vivem em situação de pobreza no município. “Eu fiquei muito satisfeito com o atendimento, fomos bem recebidos. Eu não tinha ideia de como eram as dependências da LBV, e vejo que é bem cuidada”, finalizou Pereira.

A oficina trabalhou o valor da paciência como sentimento norteador da arte do origami.
Em nome dos colegas de classe, o universitário Lucas Mendes fez suas considerações. “Eu trabalho com recreação para crianças há cinco anos. Achei interessante o fato de que, na LBV, as crianças gostam de aprender. Percebi que, desde o pessoal da cozinha aos educadores sociais, todos aqui fazem parte desse trabalho de construir novos valores. Durante a oficina, tivemos momentos de reflexão e aprendizado, não só para as crianças, mas para nós também”, disse.
Em Franca, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Torquato Caleiro, 915 – Vila Nicácio. Outras informações, ligue: (16) 3720-9077.