Você está aqui

Alunos da LBV visitam Museu Oscar Niemeyer

O passeio contemplou visita ao acervo de obras expostas e oficina de criação, onde eles foram incentivados a produzirem suas próprias obras.

Curitiba, PR — Os alunos do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto tiveram um dia muito especial. A LBV promoveu um passeio cultural ao Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, também conhecido popularmente como "Museu do Olho”.

Na escola, nos dias que antecederam ao passeio, esse foi o assunto mais comentado entre as turmas dos alunos de 3 a 8 anos de idade, que estavam curiosos pelas descobertas que fariam no MON. As professoras foram as responsáveis por aguçar essa curiosidade. Durante as aulas, elas já vinham preparando-os para a visita. “Nós trabalhamos em sala os artistas paranaenses e despertamos nos alunos a curiosidade sobre a arte. Mostramos para eles que tudo começa na imaginação e que por meio da arte é possível criar e ser o que quiser”, conta a educadora Lilian Cardoso Barbosa Farias.

Vinícius Francisco Ramão
Crianças atendidas no Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da LBV em Curitiba, visitam Museu Oscar Niemeyer. 

E o grande dia chegou!

Os meninos e as meninas atendidos pela LBV, junto com seus professores, foram levados por ônibus e ao chegar no local, a equipe de monitores do MON já os aguardavam para orientar o passeio. Quem também acompanhou e registrou tudo foi a repórter Luiza Vaz e o cinegrafista Anderson Grossl, da RPC TV (afiliada da Rede Globo). A matéria foi ao ar no programa matinal "Bom dia, Paraná".

CONFIRA O REGISTRO NA ÌNTEGRA: http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/criancas-visitam-o-museu-pela-primeira-vez/5824584/

O passeio contemplou visita ao acervo de obras expostas e oficina de criação, onde os alunos foram incentivados a reproduzirem suas próprias artes.

Vinícius Francisco Ramão
Crianças atendidas no Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da LBV em Curitiba, visitam Museu Oscar Niemeyer. 

“Eu achei isso muito legal. Eu posso fazer arte também, é só usar minha imaginação. Quando eu crescer eu vou ser artista!”, disse a pequena Nicolly, de 5 anos.

“Eu vi várias artes expostas e gostei de conhecer a história do museu. Quando eu crescer eu quero ser artista e expor minhas obras no museu do olho”, falou o pequeno Alexandre, de 8 anos.

Vinícius Francisco Ramão

Em cada ambiente elas perguntavam sobre as obras e tiravam suas dúvidas, descobrindo um novo mundo \o/

“Eu adorei fazer um desenho na oficina de criação. Agora vou levar comigo o caderninho de memória que eu ganhei das monitoras para anotar tudo o que vier na minha cabeça para depois eu transformar em arte”, ressalyou Igor, de 6 anos.

“Eu nunca, ‘nunquinha’ fui em um museu antes. Gostei demais! Quero voltar muitas vezes nesse museu”, falou todo empolgado o pequeno Rodrigo, de 5 anos.

Vinícius Francisco Ramão

Elas exploraram a criatividade e a imaginação ao participarem da Oficina de Criação, oferecida pelo Museu.

Sobre a atividade, destacou a coordenadora pedagógica da LBV Josiane Almeida: “A arte é algo muito presente na vida dos alunos da nossa escola, sendo facilmente encontrada durante uma brincadeira através da dramatização, nas cantigas de roda, em brincadeiras de faz-de-conta e através de um simples desenho. Para celebrar o mês da Educação e seu dia que se comemora em 28 de abril, considerando que educar é uma Arte e toda importância da Arte para a criança, a LBV desenvolveu essa atividade com o objetivo de incentivar os alunos a se expressarem utilizando as mais diversas técnicas artísticas”.

E reforçou: “para enriquecimento deste projeto foram utilizados como referência artistas paranaenses, pois dessa forma além de trabalhar o tema ‘Arte’, que é um assunto tão presente na vida das crianças, também foram apresentados e valorizados os artistas plásticos regionais. E hoje os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da arte e técnicas utilizadas por esses artistas em suas obras durante o passeio no Museu Oscar Niemeyer”.

“Eu descobri que já sou um artista! Eu já sou grande! ”, revelou o atendido Pedro de Freitas, 4 anos.

Vinícius Francisco Ramão

Crianças atendidas no Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da LBV em Curitiba, visitam Museu Oscar Niemeyer. 

A iniciativa complementa o trabalho realizado diariamente pela escola da LBV, que reconhece a importância da arte na busca do conhecimento, primando sempre por aplicá-la valorizando o sentimento, pois, como definiu o educador Paiva Netto, diretor-presidente da Instituição: "Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração".

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180, Boqueirão. Informações (41) 3386-8430.