Você está aqui

Alunos da Escola da LBV aprendem sobre arqueologia

As crianças tiveram uma experiência diferente, exigindo imaginação, criatividade e trabalho em equipe.

Curitiba, PR — Com o objetivo de educar e conscientizar as crianças sobre a importância da arqueologia na história e no cotidiano das pessoas, os alunos do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto da Legião da Boa Vontade (LBV), na capital paranaense, receberam a visita do arqueólogo Cristiano de Jesus.

Na ocasião, ele apresentou fundamentos a respeito da arqueologia, envolvendo a imaginação, a concentração e o trabalho em equipe. Os pequenos entenderam a necessidade e a importância da profissão para o estudo da história, e compreenderam como os seres humanos realizavam suas atividades no passado.

Experiências por meio de atividades

O arqueólogo desenvolveu oficinas utilizando vasos de cerâmica, argila e tinta guache. Os alunos foram divididos em grupos para realizar as atividades, que proporcionaram uma experiência diferente, onde eles puderam colocar em prática o que viram e aprenderam a partir dos vídeos apresentados.

Reginaldo de Souza

Os alunos trabalharam na restauração do vaso de cerâmica. 

Em uma das oficinas, cada grupo recebeu um vaso de cerâmica que deveria ser quebrado e restaurado em sua forma original. A atividade demonstrou a vivência do dia-a-dia de um profissional de arqueologia quando encontra um material pré-histórico, e exigiu concentração e trabalho em equipe por parte das crianças.

Imaginação e criatividade

Reginaldo de Souza

Os alunos fizeram pinturas com as mãos, demonstrando as mensagens e sinais que eram deixados pelos povos da antiguidade.

Já as atividades com argila, exigiram a imaginação e a criatividade para criar as ferramentas pré-históricas e utensílios utilizados antigamente. Para ir além da imaginação, os alunos também fizeram pinturas com as mãos demonstrando as mensagens e sinais que eram deixados pelos povos do passado.

“Mostramos ferramentas que eram produzidos na pré-história, a exemplo da própria pintura com as mãos que os alunos fizeram. São desenhos que trazem um significado e que fazem parte do cotidiano, exemplo: fogueira, os pais, irmãos, ferramentas, algo que eles gostam de utilizar”, explicou Cristiano de Jesus.

Arqueologia na Educação Infantil

Reginaldo de Souza

O arqueólogo auxilia os alunos na restauração do vaso de cerâmica.

Mostrar o passado e valorizar o patrimônio é um dos objetivos principais da arqueologia. Para o arqueólogo Cristiano de Jesus, ações como esta promovida pela escola da LBV são essenciais para a Educação Patrimonial: “É fundamental trazer a arqueologia nas escolas. Trazer o conhecimento, mostrar o passado e valorizar o patrimônio. As crianças são propagadoras do conhecimento que adquirem, elas são o futuro do amanhã e trazer a importância, a valorização desses patrimônios, que muitas das vezes estão esquecidos, é chamado de Educação Patrimonial. É gratificante poder trazer esse conhecimento, elas apreendendo terão muito o que ensinar também, me sinto orgulhoso em estar aqui contribuindo um pouco com essas crianças”, conclui o arqueólogo.

O que é arqueologia?

A arqueologia é uma ciência social que estuda o passado do homem e das civilizações por meio do estudo de vestígios deixado por eles. O arqueólogo costuma trabalhar através da investigação científica e muito estudo para tentar interpretar cada achado da forma correta. O mais comum é que os estudos sejam empreendidos por pesquisas sobre o solo e materiais arqueológicos que foram soterrados ou danificados ao longo do tempo.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Curitiba, PR, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180 — Boqueirão. Para outras informações, ligue: (41) 3386-8430.