Você está aqui

Alimentação saudável para mães e bebês; confira 10 dicas

As mães atendidas no programa Cidadão-Bebê participaram de palestra educativa tirando suas dúvidas sobre o tema

São José, SC — As mamães atendidas pela Legião da Boa Vontade no programa Cidadão-Bebê receberam, no dia 8 de março, a visita da pediatra Andressa Teodoro da Silva, que realizou uma palestra educativa sobre alimentação saudável para as crianças.

Scheila Viegas

São José, SC — Na parte prátca da palestra, as mamães realizaram uma combinação de frutas, que é uma execelente opção de alimento para as crianças.

Na palestra, a dra. Andressa apresentou dicas importantes acerca dos cuidados que as mães devem conduzir a alimentação delas durante a gravidez e na fase de amamentação e tirou dúvidas frequentes sobre a alimentação saudável para os bebês. “Expliquei como deve ser feita a papinha, quais os alimentos que eles devem consumir nos primeiros anos de vida, e também a importância das verduras e legumes no cardápio da família”.

Simone, uma das atendidas pelo programa, destacou: “A LBV é a minha família. Aqui eu me sinto acolhida, aqui vocês nos preparam para ser boas mães e é legal que vocês continuam acompanhando a gente depois que o bebê nasce. Sou muito agradecida por tudo isso”.

Scheila Viegas

São José, SC — A pediatra Andressa Teodoro da Silva (ao centro) ressaltou a importância desta ação. "A LBV é de extrema importância na Comunidade do Morar Bem, pois abre esta possibilidade de trazer estas informações, pois muitas não têm acesso e no momento da consulta não tiram todas as suas dúvidas. E hoje aqui foram muitas perguntas e esclarecimentos", disse.


A LBV é de extrema importância na Comunidade do Morar Bem, pois abre esta possibilidade de trazer estas informações, pois muitas não têm acesso e no momento da consulta não tiram todas as suas dúvidas. E hoje foram muitas perguntas e esclarecimentos”, ressaltou a doutora Andressa.

O programa Cidadão-Bebê atende mulheres que são provenientes de famílias de baixa renda, e oferece um atendimento de qualidade para a futura mamãe e para o bebê durante todo o perídodo de gestação e até a criança completar 3 anos. São formados grupos com o intuito de que conheçam e vivam de forma saudável o processo gestacional, o cuidado com o bebê, e reconheçam os direitos da mulher e seu protagonismo no planejamento familiar; e o direito da mãe e da criança serem protegidas com total prioridade.Elas participam de palestras educativas com especialistas diversos sobre essa importante fase, realizam bate-papos compartilhando experiências.

No final desta etapa, a LBV entrega um kit de enxoval completo para a mãe e para o bebê. Todo esse trabalho é realizado com o apoio de colaboradores que ajudam e financiam o projeto

10 dicas para uma alimentação saudável do bebê*

#1 Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

#2 A partir dos 6 meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais

#3 A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

#4 A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

#5 A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.

#6 Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

#7 Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

#8 Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

#9 Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.

#10 Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

*As informações são do Ministério da Saúde

Visite, apaixone-se a ajude a LBV! Em São José, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, fica na Avenida das Margaridas, nº 12, no bairro Serraria. O telefone é (48) 3258-7596.