Você está aqui

Alimentação saudável na terceira idade

Palestra educativa ajuda idosos a identificar quais alimentos consumir para ter uma vida longe de doenças

Juiz de Fora, MG — Bons hábitos alimentares são fundamentais não somente na infância, é disciplina a ser cultivada durante a vida inteira. É senso comum entre os profissionais da área de saúde a afirmação de que esses hábitos contribuem para a prevenção da diabetes, da hipertensão, de doenças cardiovasculares, entre outras. Neste contexto, quais dicas para uma alimentação saudável na terceira idade?

Consciente disso, a Legião da Boa Vontade que, por meio do programa Vida Plena, desenvolve ações em prol do processo do envelhecimento saudável e à melhora na qualidade de vida dos idosos atendidos, promoveu na última semana, uma palestra sobre alimentação saudável na Melhor Idade. 

Danielle Medeiros

Uma alimentação saudável na Melhor Idade é fundamental para a saúde do idoso, trazendo beneficios, e prevenindo doenças.

Durante palestra ministrada pela nutricionista Carla Amaral, foram apresentados aos idosos algumas dicas como: não pular nem substituir as refeições, incluir mais frutas no cardápio diário, comer verduras e legumes variados, e beber muita água. "O organismo vai mudando ao longo da vida e a terceira idade requer um cuidado maior com a alimentação. O idoso passa a ter menos apetite, além da dificuldade de mastigar os alimentos tendo, assim, uma deglutição mais lenta, causando uma ingestão menor de nutrientes e vitaminas", alertou.

A senhora Leci Clementina, de 67 anos, ficou feliz em ouvir as orientações e afirmou: "Achei ótimo saber o que vai me ajudar envelhecer com saúde! Vou seguir tudo o que ela falou".

Danielle Medeiros

Palestra sobre alimentação saudável reforça os beneficios de bons hábitos alimentares para a saúde do corpo e da mente

Segundo a palestrante, dentre alguns dos benefícios de uma alimentação saudável, estão: "A melhora na diabetes, na respiração diminuindo o risco de infartos, diminuindo os riscos de lesões musculares, além de aumentar a autoestima", disse.

"Tirei muitas dúvidas. Alguns alimentos que pensava que estivessem fazendo bem para mim, não estão. Foi muito construtivo, vou adorar se tiver mais palestras assim", afirmou a atendida Maria Aurora, de 65 anos.

Ao final da atividade, a palestrante recebeu das crianças do programa Criança: Futuro no Presente! um cartaz confeccionado por elas em homenagem ao Dia da Nutricionista, comemorado em 31 de agosto. “Adorei conhecer o trabalho que é desenvolvido pela LBV! As informações que vocês proporcionam aos atendidos que muitas vezes não possuem condições de ter, é um exemplo a ser seguido", agradeceu a nutricionista Carla.

Danielle Medeiros

Ao final da atividade, as crianças atendidas pelo programa Criança: Futuro no Presente! homenagearam a palestrante Carla Amaral pelo Dia da Nutricionista.

Nesta Unidade da LBV, duas vezes por semana, os idosos participam de oficina de musicalização, atividades físicas, passeios culturais e de lazer, assistem a palestras diversas, entre outras atividades socioeducativas que colaboram para o desenvolvimento da autonomia deles. São sempre acompanhados por psicóloga e assistente social da Instituição. 

LEIA MAIS:
— Idosos da LBV acompanham palestra sobre direito do consumidor
— LBV na luta pela prevenção ao Câncer de Mama

Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 — Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32) 3216-1406.