Você está aqui

Alimentação saudável na infância

Na escola da LBV, a educação aliada ao acompanhamento nutricional garante um crescimento saudável.

Curitiba, PR — Ainda no ventre materno começa um acompanhamento detalhado do peso e da altura do bebê para garantir que ele cresça e se desenvolva de forma saudável. Porém, sabemos que cada criança tem o seu ritmo e, no tempo esperado, devem alcançar o crescimento ideal.

Leilla Tonin
Tudo organizado e sorriso satisfeito pela comida saborosa.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “as curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação. Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança podem ser detectadas e encaminhadas precocemente” (Fonte: Portal da Saúde – SUS).

No Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, na capital paranaense, os alunos com idade entre 2 a 8 anos recebem esse acompanhamento durante todo o ano letivo, coordenado por uma nutricionista e envolvendo toda uma equipe multidisciplinar da escola para tomadas de decisão, quando necessário. “A cada 4 meses realizamos a avaliação nutricional, porque é muito importante saber como a criança está se desenvolvendo, se o que estamos ofertando para ela, nas quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) está sendo o ideal. Isso é visualizado por meio da avaliação antropométrica, que é feita com dados como peso e altura. Então usamos altura para a idade, peso para a idade, peso para altura, esses são os três parâmetros para fazer uma avaliação nutricional das crianças”, explica a nutricionista da LBV Silvana Maria Seleme.

Leilla Tonin

Curitiba,PR - Na escola da LBV são servidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e a janta. O cardápio é realizado pela nutricionista da instituição, de acordo com as necessidades de cada faixa etária.

Vinicius Francisco Ramão

Curitiba, PR - A nutricionista da LBV, Silvana Maria Seleme, verifica o peso de um dos alunos do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, durante a primeira avaliação antropométrica de 2017.

No caso de detectar alguma situação de risco para a saúde, a exemplo do sobrepeso, a nutricionista da LBV esclarece que a família é envolvida de imediato: “Conforme o resultado desses dados eu faço uma abordagem com os pais daqueles que estão com baixo peso ou baixa altura para a idade ou ainda com risco de sobrepeso, orientando o que é benéfico para a faixa etária da criança. Também procuro conhecer um pouco mais da rotina familiar desse aluno para direcionar uma alimentação balanceada em casa. O hábito saudável tem que existir não só na escola, mas em casa também”.

Vinicius Francisco Ramão

A nutricionista verifica a altura de um dos alunos do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto.

Recentemente, os alunos passaram pela primeira avaliação antropométrica de 2017. Curiosos, eles participaram de todo o processo e os olhos ficaram atentos às dicas repassadas pela nutricionista. “Esse trabalho de conscientização é constante na escola da LBV e como reforço são desenvolvidos projetos para que as crianças conheçam quais são os alimentos que garantem um crescimento adequado e quais devem ser consumidos com moderação para evitar uma deficiência nutricional”, destaca Silvana.

Quer conhecer de perto todo esse trabalho realizado pela LBV em Curitiba? Visite o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180 - Boqueirão - (41) 3386-8430.