Você está aqui

Alimentação saudável na gestação

Palestra educativa é ministrada para as gestantes do programa Cidadão Bebê

Vitória, ES — Durante o período de gestação, as futuras mamães convivem com um turbilhão de interrogações na mente sobre o que deve ou não ser consumido, quais os alimentos ajudam na digestão aliviando os sintomas de enjoos, quais fornecem maiores nutrientes para o bebê. E para quem se encontra em situação de vulnerabilidade, o desafio é ainda maior pela falta de informações. 

Para amenizar o impacto destas dúvidas, a Legião da Boa Vontade promove, a cada semana, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, uma palestra educativa ministrada por um profissional da área da saúde que orienta as mulheres gestantes atendidas no Programa Cidadão Bebê sobre temas direcionados à gestação, e assim contribui para a saúde da mãe e do bebê, além de aumentar o vínculo materno.

Alimentação saudável na gestação

Nesta semana, durante palestra com o tema Alimentação saudável na gestação, as futuras mamães conheceram os tipos de alimentos que elas devem consumir neste período e a importância de se ter uma alimentação balanceada para que o bebê receba todos os nutrientes que irão fazer com que cresça saudável.

Sandra Teixeira

A nutricionista Jannayna Amaral, do Mesa Brasil Sesc-ES, passou algumas dicas e esclareceu as dúvidas das gestantes sobre o tema, falou sobre a importância dessa fase e também explicou que "o grande segredo é pensar na qualidade dos alimentos e não na quantidade".

Jannayna ressaltou ainda a frequência da alimentação: “É importante respeitar os intervalos de cada refeição, o ideal é comer a cada três horas. A alimentação saudável é um ponto fundamental na gestação porque a mãe está gerando uma nova vida e precisa dos nutrientes adequados para ter uma gestação saudável e feliz com seu bebê”.

Sobre o Programa Cidadão Bebê, a nutricionista afirmou: “É um programa excepcional, muito importante porque elas recebem informações primordiais que elas não teriam se não fosse a LBV. Somente o pré-natal não é suficiente, elas são carentes, têm muitas dúvidas, esse curso que a LBV oferece é muito importante para essas mamães”.

Para a atendida Ana Cláudia de Souza Graça, a LBV está ajudando muito o bairro onde vive. “A LBV é muito importante aqui, é a única Instituição do nosso bairro que faz esse trabalho com as grávidas e aqui tem muitas pessoas carentes que precisam desse atendimento. Aprendi muito com a palestra de hoje sobre como minha alimentação interfere na vida do bebê, foram muitas dicas de como me alimentar melhor”.

Sandra Teixeira

No pré-natal nem sempre falam sobre refeições, substituição dos alimentos e tudo que aprendemos aqui hoje. Que a LBV continue com esse programa porque tem muitas pessoas que não têm condição de fazer o que a LBV está fazendo por nós. Muito obrigada!”, disse, emocionada, Rackel da Silva Alves, atendida por meio do grupo de gestantes.

Para conhecer esse e outros programas que a LBV desenvolve na capital capixaba, visite o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Vitória/ES, que está localizado na Rodovia Serafim Derenzi, 1560 – Inhanguetá. Para outras informações ligue (27) 3232-3257.