Você está aqui

A visão como importante fator para o aprendizado das crianças

Crianças atendidas pela LBV recebem doação de óculos em parceria com as Óticas Diniz

Pelotas, RS — A visão pode ser um dos principais motivos de dificuldade na aprendizagem, assim como de rendimento escolar e de motivação dos pequenos nos estudos. Com essa preocupação, representantes das Óticas Diniz firmaram uma parceria superimportante com a Legião da Boa Vontade na cidade de Pelotas, dentro do Projeto Diniz Social.

A parceria teve três etapas: na primeira foi realizada uma triagem de saúde visual em todos os atendidos do Centro Comunitário da Instituição. Na segunda fase, os guris e gurias que apresentaram alguma dificuldade visual tiveram uma consulta com o profissional da área. E, em seguida, receberam os óculos de grau.

Pamella Souza

Crianças atendidas pela LBV recebem doação de óculos feita pelas Óticas Diniz

“Foram mais de oito mil óculos doados a diferentes entidades, boa quantidade foi distribuído a LBV. E Pelotas não poderia ficar de fora dessa participação. Vimos a necessidade das crianças participarem desse projeto. Nós agradecemos por poder estar aqui hoje e ver no rosto de cada criança a alegria de poder estar vendo o mundo com outros olhos”, destacou o supervisor das Óticas Diniz, sr. Robson Romano.

Jaqueline Schumacher, mãe de quatro filhos atendidos pela Instituição, revelou que ficou contente com o atendimento direcionado ao seu filho Pedro: “Foi bem rápido, ele já está com os óculos. Fiquei bem feliz em saber que eles fizeram esses exames. Eles ficam todo o dia envolvidos com uma coisa boa. Aqui eles estão seguros, com o tempo bem ocupado. Ensinam a criança a orar, a agradecer, é bom colocar Jesus em primeiro lugar nas famílias”.

Muitas vezes, pagar o tratamento não é possível e isso compromete o desenvolvimento escolar das crianças. “Gostei porque nem sempre a gente tem condições de comprar óculos, ir numa ótica e fazer o tratamento direito, e com a ajuda da LBV e das Óticas Diniz a gente conseguiu gratuitamente os óculos para ele”, ressaltou a sra. Tamires da Silva, uma das mães atendidas pela Instituição.

Pamella Souza

Crianças atendidas pela LBV recebem com felicidade a doação de óculos feita pelas Óticas Diniz.

“Os parceiros são importantes para que a gente consiga suprir a necessidade de nossas famílias e crianças atendidas”, comentou a assistente social da LBV Cheila Radatz. E ainda declarou: “venho atendendo famílias solicitando encaminhamento para o oftalmologista. Na rede pública tem que esperar e quando se consegue não tem condições de comprar um óculos”.

Laureci Rodrigues, avó de Marlon, disse que a professora já havia alertado que o pequeno não enxergava o quadro: “ainda não tinha levado na consulta porque tem que pagar”. Comentou também que foi significativo para ele receber o benefício: “quando ele não enxergava ele chorava”.

 

 

Com um sorriso no rosto, jovens e crianças atendidas pela Instituição relataram a mudança que os óculos proporcionaram para sua vida: “eu não copiava porque as letras eram umas sujeirinhas, agora vai ser melhor. Vou agradecer o presente que eu recebi hoje, estou feliz”, disse Eriki, de 9 anos.

“Eu enxergava tudo embaçado, estou achando bom porque precisava muito usar óculos. Vai ser importante para estudar, quero ser médico”, disse o pequeno Lisandro, de apenas 11 anos. A jovem de 10 anos, Elisandra, descobriu na triagem que tinha problemas visuais: “Eu tinha sempre que sentar na primeira fileira na escola, agora vou poder enxergar direito. Muito obrigada pelos óculos LBV, gosto muito daqui”.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Pelotas/RS está localizado na Rua Bernardino dos Santos, 98 – Bairro Areal. Informações (53) 3278-3897.