Você está aqui

A prática do esporte e sua influência para o envelhecimento saudável

Os idosos atendidos pela LBV participam de atividades esportivas para uma melhor qualidade de vida.

Recife/PE — A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a população mundial com idade superior a 60 anos chegue a 2 bilhões em 2050. Esse número representa um quinto da população mundial, por isso, vale lembrar que com o aumento da expectativa de vida vem um grande desafio: como envelhecer de forma saudável?!

Preocupada com isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) já se antecipa com o seu serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Vida Plena que beneficia centenas de idosos, oferecendo-lhes um espaço para atividades que fortalecem a cidadania e desenvolvendo ações que, por meio de atividades esportivas, musicais e artesanais, contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Uma das atividades que os atendidos participam são os jogos adaptados para a terceira idade, onde eles treinam as modalidades que gostam, como estafeta, voleibol, boliche, arremesso de pelota, acerte o alvo e entre outros esportes.

A educadora da LBV, Andrea Santana, ressalta a importância desse trabalho realizado pela Instituição: “A LBV contribui no desenvolvimento do idoso, proporcionando momentos de integração, fazendo com que se sinta útil na sociedade, respeitado e valorizado”, assegura.

Bruna Gonçalves

 Os idosos do Vida Plena realizam diversas atividades esportivas adaptadas, visando o bem-estar e a socialização do grupo.

O costume de praticar atividades esportivas contribui de forma significativa na reversão da degeneração das células e consequentemente na perda das funções motoras, uma vez que os esportes melhoram na circulação e na oxigenação das células e o corpo funciona de maneira equilibrada, além de evitarem a osteoporose.  

Aos 65 anos, a senhora Corina Severina do Nascimento, atendida pelo Vida Plena, é exemplo de energia e animação. Ela faz questão de não ficar parada em casa e conta que é feliz em participar das atividades na Instituição, revelando que sua integração no serviço oferecido contribuiu para ajudá-la a superar os desafios de saúde: “Adoro estar na LBV, participo das oficinas de dança e artesanato. A dança me tirou da depressão, quando eu danço me sinto feliz, não falto [em nenhuma] das oficinas propostas”.

Bruna Gonçalves

O boliche foi umas das modalidades que os idosos da LBV deram um show na participação da 12ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. =D

Além dos benefícios físicos, os esportes para os idosos ainda resultam em um efeito psicológico positivo. Como libera serotonina — um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar —, a prática de exercícios físicos ajuda a combater a depressão.

E, quando feitos em grupos, o esporte também ajuda a manter as habilidades sociais dos idosos que muitas vezes são mais solitários.

“Como envelhecer é um processo que ocorre aos poucos, quanto mais cuidar da saúde física e mental, menores serão as chances de ter doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras. O exercício físico na terceira idade ajuda a prevenir e a combater essas doenças”, afirma a psicóloga da LBV, Renata Senna.

O exercício físico não só ajuda na manutenção da força, da coordenação motora, do equilíbrio e da agilidade, como também melhora as habilidades cognitivas dos idosos.

Bruna Gonçalves

A integrante do grupo Vida Plena, Maria das Graças da Silva, de 62 anos, está aprendendo a jogar vôlei e seu grande sorriso mostra que nunca é tarde para aprender coisas novas. =D

A atendida Maria das Graças da Silva, de 62 anos, conta que depois que veio para a LBV se sentiu mais ativa: “Antes eu ficava só em casa, parada. Depois que eu fui assistida pela Instituição, participo de todas as atividades físicas, comecei a gostar de fazer exercícios, é muito bom para a saúde e nos sentimos mais dispostos. Eu estarei representando a LBV na 12º [edição] dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife, nas modalidades de voleibol e estafeta”, destacou.

LBV presente na 12º edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife

Bruna Gonçalves

Os atendidos da LBV participaram da 12º edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. A torcida estava animada dando um show de disposição e alegria. =D

Animação e disposição os idosos da LBV tem de sobra. Prova disso é que eles marcaram presença na 12ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife, com o tema ‘Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida’. =D

O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel).

Os jogos seguem até o dia 29 de setembro, no qual os idosos da LBV e centenas de outros grupos de convivência participarão e competirão nas modalidades esportivas adaptadas, como voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, boliche, dominó, dama, estafeta, arremesso de pelota, acerte o alvo e arco.

A abertura reuniu 33 grupos da terceira idade em uma linda apresentação cultural que teve o objetivo de estimular o envelhecimento saudável e ativo, a qualidade de vida e a integração social.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos. Para mais informações, ligue: (81) 3413-8601.


 *Com informações do site Aconchego Idosos.